Notícias

Ver notícia

Podem participar alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino; objetivo é que eles construam aprendizagens no ambiente corporativo e desenvolvam projetos que visam gerar valor às suas comunidades

A área de Responsabilidade Social da Mirante abriu inscrições para o Projeto Pioneiros, programa voltado a alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino. Os estudantes selecionados irão participar de um programa de imersão na concessionária, uma excelente oportunidade para um primeiro contato com o ambiente corporativo e a cultura organizacional da concessionária. O Pioneiros tem duração aproximada de quatro meses, em encontros semanais.

Ao final desse período de formação, os jovens são convidados a elaborar, em dupla, um projeto de melhoria para questões relacionadas ao saneamento de seu bairro, comunidade ou cidade, e concorrem a uma premiação local. Os vencedores têm a oportunidade de participar também de uma etapa nacional.

De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante, Andréia Ferreira, o objetivo do Pioneiros é contribuir para a reflexão sobre o futuro profissional e oportunizar aos jovens um primeiro contato com ambiente empresarial. “Além de aproximar a empresa da comunidade e dos jovens, o Pioneiros proporciona um ambiente de inovação operacional e social, onde possam surgir ideias de projetos com retornos interessantes tanto para a concessionária, quanto para a comunidade”, explica Andréia.

O PIONEIROS

A adolescência é um período rico em descobertas, mas também de muita apreensão. Muitas vezes faltam referências e sobram questionamentos sobre o futuro, vocações e caminhos a seguir.

O desalento da vida adulta é, em parte, explicado pelo alto número de jovens que nem trabalham nem estudam (a chamada geração nem nem). Estudos apontam que a ausência de cursos de qualificação profissional, de formação técnica adequada e de sintonia com o que espera o mercado são as razões que afastam jovens talentos de grandes empresas.

Na Mirante, empresa da Aegea Saneamento, a maior do setor privado do país, a aproximação com jovens e nossas comunidades é parte central da estratégia de alinhamento entre negócios e ações sociais.

O engajamento no programa Pioneiros, que tem o intuito de aproximar adolescentes talentosos do mercado de trabalho, a partir das unidades espalhadas por todo o país, é um exemplo desse compromisso.

Funciona assim: com o apoio de secretarias da educação e diretorias de escola, as unidades da companhia anunciam, no começo de cada ano, a abertura do processo de seleção para o programa todos os anos desde 2019.

Para cada turma, de 20 a 25 estudantes, a maioria do segundo e do terceiro ano do ensino médio, todos matriculados em escolas públicas, são escolhidos para participar do projeto organizado pela empresa. A duração é de cinco meses.

Durante o período, o grupo conhece o dia a dia da empresa, por meio de aulas institucionais que abordam temas voltados ao saneamento, compliance, capacitação profissional e programas desenvolvidos pela concessionária.

Nesses encontros, que podem ser online ou presenciais (os participantes recebem auxílio-transporte para se deslocarem até as sedes), gestores de cada área – entre elas Jurídico, Operações e Serviços, Administrativo, Responsabilidade Social, Comunicação, Planejamento, Comercial – falam sobre sua experiência na empresa e sua jornada acadêmica. Compartilham ainda histórias de quando eram também jovens cheios de sonhos e questionamentos até o momento em que se descobriram e se encontraram na caminhada.

A imersão inclui ainda visitas técnicas às Estações de Tratamento de Esgoto de nossa Regional.

Em outra etapa do programa, os estudantes são orientados a desenvolverem projetos pensando em melhorias para a questão do saneamento. Contam, para isso, com a tutoria de colaboradores para elaborar uma apresentação no penúltimo mês do programa.

Nesta etapa, todos participam de workshop e recebem treinamento para estruturação de seus projetos, apresentados geralmente em julho. Os melhores trabalhos de cada unidade são selecionados e disputam uma premiação nacional organizada pela holding.

É importante lembrar que todos os estudantes selecionados terão acesso a uma trilha personalizada de cursos oferecidos pela Academia Aegea. Os autores de projetos vencedores levam para casa um tablet e a inscrição gratuita em um curso de inglês online.

O mais importante, porém, é a oportunidade de acompanhar de perto a atuação de diferentes profissões.

O projeto é uma oportunidade também para os jovens descobrirem como funciona o serviço de saneamento básico em suas cidades e se tornarem replicadores de informações sobre os cuidados necessários para o bom funcionamento da rede.

O período de imersão proporciona o amadurecimento do pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e o espírito da inovação em uma fase fundamental do desenvolvimento dos cidadãos.

Para a empresa, o Pioneiros serve como uma ferramenta para potencializar um ambiente de inovação, tanto na área operacional quanto na social. Para isso, colher ideias e pensar junto em saídas para questões socioambientais, sugeridas por quem está inserido nas localidades de nossa área de atuação, é essencial. Essa dinâmica possibilita, no fim das contas, a transformação da realidade, garantindo futuros mais azuis para nossas cidades.

O futuro, afinal, é agora. E quando a gente faz, o futuro acontece!

LINK DE INSCRIÇÃO

Se você é aluno do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino e quer participar do Projeto Pioneiros, se inscreva no link: https://forms.office.com/r/NaZ3pqYxc7 .

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.