Notícias

Ver notícia

A Mirante completa 10 anos em Piracicaba, no mês de junho, com saldo extremamente positivo: a universalização do tratamento de esgoto. Além do benefício ao meio ambiente e a redução na incidência de doenças na população, a Mirante colocou o município à frente de um direito universal, ou seja, saneamento para todos. Hoje, Piracicaba dispõe de 24 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), 62 Estações Elevatórias de Esgoto, além de cerca de 1.400 quilômetros de redes coletoras de esgoto.

Para atingir a universalização, os investimentos realizados pela concessionária no município contemplam a construção de cinco estações de tratamento de esgoto, além de 15 estações elevatórias, que foram inauguradas ou ampliadas.

Atualmente, são beneficiadas pela estratégia de universalização dos serviços aproximadamente 420 mil pessoas. Entre os ganhos com a universalização destacam-se a redução dos problemas de saúde, a valorização imobiliária, a valorização do turismo local e a melhora da qualidade de vida.

Logo, os benefícios da Parceria Público-Privado nesses 10 anos de atuação englobam ganhos ambientais, econômicos e sociais ao município e serão permanentes à medida que a PPP trabalha, incansavelmente, para aprimorar seus serviços de forma continuada.

UM OLHAR PARA O FUTURO

Ao observarmos os investimentos e benefícios gerados no processo de universalização do saneamento em Piracicaba, que reduziram déficits históricos – com destaque para os investimentos em tratamento de esgoto, precisamos considerar o legado da universalização para o futuro. “São ganhos na saúde, na produtividade, no turismo, no aproveitamento escolar, na valorização imobiliária e ambiental, que perdurarão para sempre. E os investimentos na área devem continuar para manter a universalização. Para tanto, são necessários investimentos a fim de preservar as instalações já existentes e ampliar as redes coletoras de esgoto e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) a fim de acompanhar, ainda, a expansão da cidade”, afirma a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli.

Com o Marco Legal do Saneamento aprovado em 2020, o legado da universalização tem prazo para acontecer em todos os municípios brasileiros, mas Piracicaba saiu na frente e está entre os 10 primeiros colocados no que se refere a saneamento, considerando os 100 maiores municípios brasileiros segundo o Instituto Trata Brasil.

O atendimento ao Marco do Saneamento significa o direito universal e básico de permitir que todo ser humano tenha acesso à água tratada e seja servido por coleta e tratamento de esgoto, condição essa de preservação de vidas, pois leva saúde para a população e preserva o meio ambiente, entre outros benefícios.

DIREITO DE TODOS

A água é um bem de todos e, apesar de vir da natureza, requer uma série de investimentos e gastos para chegar nas nossas torneiras, entre eles os da tubulação, que faz sair da fonte para chegar às estações de tratamento. Após tratada e circular por toda a rede, chega até nossas casas. “Por isso, preservar é a única maneira de não faltar. Uma das formas de preservação é a coleta e o tratamento adequado do esgoto, para que a água volte para a natureza e as fontes não diminuam; além disso, é necessário o uso consciente desse recurso tão precioso para vida humana e de todas os seres vivos”, comenta Sílvia.

“Levar saneamento básico não é só saúde e proteção ambiental, vai muito além disso, é levar dignidade para a população e contribuir com o futuro dos nossos filhos, netos e dos que ainda habitarão a terra. É um investimento contínuo e de longo prazo e que tem que ser estimulado, apoiado e cobrado pela população para que não fique só no discurso. Nós de Mirante estamos trabalhando para construir um futuro melhor e contamos com o apoio da população piracicabana para nos ajudar nesse propósito”, finaliza Silvia.

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.