Notícias

Ver notícia

Os investimentos realizados pela Mirante, nos últimos 10 anos, permitiram a Piracicaba seguir na contramão da triste realidade dos inúmeros municípios brasileiros que não investiram em saneamento básico. Enquanto o país registra aumento nas internações por doenças de veiculação hídrica, em Piracicaba os números de internação por doenças diarreicas caíram 92% nos últimos anos, segundo dados do Datasus, portal do Ministério da Saúde que acompanha os registros de internações, óbitos e outras ocorrências relacionadas à saúde da população brasileira.

Em Piracicaba, a concessionária mudou a realidade da população com investimentos em obras que garantiram a universalização do saneamento. Ao observarmos o cenário nacional, nas cidades que seguiram o mesmo caminho, segundo estudo da FGV – Fundação Getúlio Vargas, os resultados são positivos, como podemos verificar no quadro abaixo.

É notório os estudos que apontam que metade da população brasileira não têm acesso à rede de esgoto – aproximadamente 35 milhões não têm água potável e mais da metade do esgoto coletado não é tratado.

Isso nos traz a triste realidade, recentemente apontada no editorial do jornal O Estado de São Paulo, de 07 de maio, intitulado “Liberdade ainda que tardia no saneamento”, que mostra que, diariamente, mais de 40 pessoas morrem e quase 1.000 são internadas por doenças ligadas à falta de saneamento, como diarreia ou febre tifoide. Quase 40% da água tratada é desperdiçada e todos os dias são despejadas mais de 1.000 piscinas olímpicas com dejetos nas águas brasileiras.

Especialistas calculam que, para cada R$ 1,00 investido em saneamento básico, é gerado um retorno de até R$ 4,00 por meio de trabalho, valorização imobiliária, turismo e economia com a saúde pública. Isso muda a realidade vivida por pessoas que usufruem do direito universal do saneamento.

Ainda conforme dados da FGV, quem ainda não tem acesso à universalização, sofre com a realidade que vive.

Além de garantir um direito universal à população piracicabana, a Mirante, através da área de Responsabilidade Social, atua, ao longo desses 10 anos, com o propósito de manter a conexão com a população e deixar um legado de desenvolvimento para o município. Os projetos e programas desenvolvidos fortalecem o diálogo com lideranças comunitárias, ampliam conhecimentos relacionados à educação sanitária e ambiental, além de engajar os colaboradores da concessionária em ações de voluntariado, estabelecendo uma relação de interação e pertencimento com todo o território, principalmente com a população vulnerável.

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Mirante está em consonância com a agenda 2030, que estabelece um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, por meio da cultura de cuidado e responsabilidade com a água, que será disponibilizada de forma segura, reduzindo desperdícios e estimulando o uso racional desse bem finito e vital para a vida. Além disso, trabalha empreendendo esforços frente aos ODS publicados pela ONU, especificamente o objetivo 6, que versa sobre “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

Esse é o compromisso da Mirante com as pessoas, com o município, com a preservação do meio ambiente, pois “Nossa natureza movimenta a vida.”

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.