Notícias

Ver notícia

Projeto foi desenvolvido pelos colaboradores da Mirante, Alan Pedra, Amanda Miquelani e Diego Alli

A busca por inovação e tecnologia faz parte do dia a dia da Aegea Saneamento, líder do setor privado no país e da qual a Mirante faz parte. Tanto que a companhia promove, anualmente, o Prêmio Inovação, com a participação de suas unidades. Este ano, a Mirante ficou entre as seis finalistas na categoria Inovação e Eficiência Técnico-Operacional, com o projeto Medidor de Vazão Fotovoltaica. O resultado do Prêmio Inovação 2023 foi divulgado nesta terça-feira (19).

De acordo com a supervisora de Operações da Mirante, Amanda Miquelani, o objetivo da instalação do medidor de vazão fotovoltaico é garantir energia elétrica limpa e renovável. “Também podemos usar o medidor em locais remotos, onde a energia não chega”, observa. Esse foi, inclusive, o principal fator que motivou o projeto.

Amanda explica: “Na licença de operação de uma de nossas estações de tratamento de esgoto (ETE Santa Olímpia I), tivemos – como exigência do órgão ambiental, a instalação de um medidor de vazão na saída do tratamento. Porém, ao solicitar a ligação de energia naquela unidade, nos deparamos com o alto custo do investimento, pois teríamos que viabilizar uma obra para o atendimento”.

Além de atender a legislação ambiental vigente, Amanda explica que o medidor monitora a vazão com mais agilidade, especialmente nas tomadas de decisão em casos de desvios do processo. “Também reduz a poluição e as taxas de carbono, além do custo. Nossa intenção é ampliar o projeto para outras unidades”, conclui Amanda.

Junto com Amanda, participaram do projeto o coordenador de Operações e Serviços, Alan Pedra, e o supervisor Diego Alli.

Principais benefícios do Medidor de Vazão Fotovoltaico

•        Atendimento as condicionantes ambientais;

•        Energia sustentável, renovável e limpa;

•        Fácil instalação, necessidade mínima de manutenção;

•        Pode ser instalado em áreas isoladas da rede elétrica;

•         Pode ser utilizado também para alimentar outros controladores e sensores.

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 cidades de 13 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.