Notícias

Ver notícia

Equipe da Mirante realizou troca de bomba da EEE Piracicaba II

A Mirante, responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae, realiza, frequentemente, manutenção preventiva em suas unidades com o objetivo de garantir eficiência e segurança operacional. Na última semana, equipe da concessionária realizou preventivas nas bombas na EEE (Estação Elevatória de Esgoto) Piracicaba II, localizada na região do bairro Nova Piracicaba.

Mas você sabe para que serve – e como funciona – uma estação elevatória de esgoto? Quem explica é o coordenador de Operações e Serviços da Mirante, Alan Pedra. “O sistema de esgotamento sanitário é projetado para que o esgoto escoe pela tubulação dos imóveis, pela lei da gravidade, até chegar numa ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), onde é tratado e devolvido aos corpos hídricos. Quando a topografia não favorece o escoamento pela gravidade, é necessária uma estação elevatória de esgoto”, afirma Alan.

As elevatórias são equipadas com bombas, motores e painéis elétricos, e têm como objetivo realizar o bombeamento do esgoto de um ponto mais baixo para o mais elevado. “É uma construção simples, mas que tem uma importância muito grande para todo o sistema de esgotamento sanitário, pois possibilita que o esgoto coletado em regiões de áreas mais baixas, chegue à rede pública e, assim, escoe para seu devido tratamento nas ETEs”, comenta. A manutenção é essencial para garantir o correto funcionamento deste sistema, como limpeza de gradeamento, preventivas em bombas, motores e painéis elétricos.

Além de todos esses fatores, as estações elevatórias de esgoto também têm um papel importantíssimo para o meio ambiente, uma vez que evitam a contaminação do solo e de mananciais. “Graças às elevatórias, o esgoto gerado em pontos mais baixos que a rede coletora pública pode ser tratado adequadamente nas estações de tratamento. Logo, as EEEs atuam tanto no quesito ambiental quanto na promoção da saúde”, finaliza Alan.

Compartilhar:

Veja Também

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.