Notícias

Ver notícia

O biólogo e gerente de Operações da Águas do Mirante, Clayton Bezerra, foi convidado a ministrar palestra durante a III Semana do Técnico em Química da ETEC – Coronel Fernando Febeliano da Costa, em Piracicaba. Participaram do encontro, que aconteceu em 17 de outubro, cerca de 50 alunos do curso técnico em Química que conheceram mais sobre a atuação da Águas do Mirante no município, seu contrato por PPP – Parceria Público-Privada com o Semae e também sobre as Tecnologias no Tratamento de Esgoto, foco principal da palestra.

Bezerra explicou aos estudantes o funcionamento da ETE Ponte do Caixão

 

Dentre as informações transmitidas durante o encontro, Bezerra falou sobre o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto Ponte do Caixão que opera pelo sistema Lodos Ativados Aeração Prolongada o sistema desta ETE garante a eficiência de 95% no tratamento, não gera odor (ou seja, não produz gás sulfídrico que tem como consequência o cheiro de ovo podre) e transforma 65% da matéria orgânica em lodo. O biólogo também explicou o funcionamento das demais estações de tratamento de esgoto de Piracicaba: ETE Piracicamirim que opera por meio do sistema UASB + Lodos Ativados; ETE’s Capim Fino e Tupi que operam em reator UBOX;  ETE´s Tanquinho, Santa Olímpia I, São Jorge que funcionam por meio de Lagoas Facultativas; e as demais unidades que possuem Tanques Fossa-Filtro.

Ao final da palestra, o coordenador do curso técnico em Química da ETEC, professor Wagner Fernando Ferreira agradeceu a presença e disponibilidade de Bezerra. “É muito importante nossos alunos conhecerem o funcionamento de uma estação de tratamento de esgoto, uma vez que a área de saneamento básico é um potencial mercado de trabalho para eles”, completa.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.