Notícias

Ver notícia

O termo ESG tem aparecido cada dia mais no nosso dia a dia. Mas você sabe o que ele significa? ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança) surgiu porque as questões ambientais, sociais e de governança, passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos. “A sigla diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais, éticas e de transparência, por parte das corporações”, resume a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli.

Segundo ela, essa é uma frente que as empresas demonstram responsabilidade e comprometimento com o mercado em que atuam, com seus consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores. “Na verdade, ESG não é uma evolução da sustentabilidade empresarial, mas sim a própria sustentabilidade empresarial em si”, afirma Silvia.

A prática ESG é uma realidade nos processos da Mirante. A concessionária opera, desde agosto de 2022, com uma parte significativa de energia fotovoltaica, também chamada de ‘energia limpa’. Além disso, a Mirante também tem uma política bastante definida com relação ao bem-estar de seus colaboradores, oferecendo diversos benefícios.

ESG – A agenda que envolve ESG (Ambiental, Social e Governança), tem sido cada vez mais relevante na sociedade, nos conselhos de administração das empresas, na transformação dos negócios, além de influenciar nas tomadas de decisões de investidores em todo o mundo.

O critério ambiental inclui exigências como a gestão de resíduos, a política de desmatamento, o uso de fontes de energia renováveis, o posicionamento da empresa em relação a questões de mudanças climáticas, entre outros. Para os investidores, por exemplo, é essencial entender como a empresa preza pelo bem-estar dos funcionários e da sociedade onde atua.

No eixo Social, encontra-se também a relação com fornecedores. Avaliá-los do ponto de vista dos critérios em ESG em relação a trabalho infantil, trabalho escravo, atuação em áreas desmatadas ou queimadas, promovendo transparência na relação.

Em ESG, o aspecto governança foca na atuação ética, íntegra e transparente, observando em como a gestão toma a decisão e orienta seus colaboradores a atuarem com os mesmo cuidados. Nesse caso, a prática ESG (Environmental, Social and Governance) busca identificar se a corporação, seus administradores, sócios e colaboradores atuam de forma a gerar valor para a sociedade.

Compartilhar:

Veja Também

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.