Notícias

Ver notícia

Os constantes investimentos em novas tecnologias realizados pela Mirante rendem frutos positivos não apenas ao sistema de esgotamento sanitário do município, mas também dentro da própria Aegea Saneamento, holding da qual a concessionária faz parte. Pelo terceiro ano consecutivo, a Mirante participou do Prêmio Inovação 2021, onde as unidades que compõem o grupo apresentam projetos que visam melhorar os serviços prestados e, também, contribuir ainda mais com o meio ambiente.

Na edição deste ano, a quinta desde que o prêmio foi criado, foram inscritos 75 projetos que, além de terem sido colocados em prática, tiveram resultados comprovados. Mirante foi finalista com dois: o Secador de lodo com Energia Solar e o Mapeamento aéreo com uso de drone e interpretação de Inteligência Artificial. “Nossa surpresa foi pegarmos os terceiro e quarto lugares, respectivamente, com o Secador de Lodo e o Mapeamento aéreo”, disse a coordenadora de Operações e Serviços da Mirante, Laís Fonseca Gomes.

De acordo com Laís, ambos os projetos foram desenvolvidos por duas equipes. A equipe do Secador de Lodo foi formada pelos colaboradores de Mirante Andrey de Souza, Guilherme Baldo Cyrino e Gabrielle Leticia Arthur. Já a do Mapeamento aéreo contou com Laís Fonseca Gomes, Giovan Christofolletti e Edilton Alves da Silva.

“Ser inovador significa atuar de forma diferente da usual, principalmente quando pessoas de diferentes áreas trabalham juntas, acreditamos no potencial do nosso time, sempre inquieto, buscando inovar e melhorar nossos processos”, afirmou o diretor executivo da Mirante, Ozanan Pessoa. Segundo ele, a inovação é considerada um fator de diferenciação entre as empresas. Além disso, o diretor destaca que o prêmio é uma forma de reconhecer os talentos e valorizar ainda mais os colaboradores que proporcionam grandes resultados.

Conheça os projetos desenvolvidos na Mirante:

SECADOR DE LODO COM ENERGIA SOLAR

O Secador de Lodo com energia solar, que está localizado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista, é uma grande conquista para Piracicaba na área de meio ambiente. Naquele local é levado todo o lodo gerado em 24 estações de tratamento de esgoto da cidade – são 1.200 toneladas por mês. Até então, esse esse subproduto era encaminhado a aterros sanitários credenciados. Hoje, o secador à luz solar elimina 70% da água e reduz todo o volume em um terço. Além desse ótimo resultado, a Mirante – em parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e a APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), encontrou uma saída ecológica. Misturado com material estruturante (resultado de poda e grama realizadas na cidade), o lodo se transformou em fertilizante agrícola.

MAPEAMENTO AÉREO COM USO DE DRONE E INTERPRETAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O sistema de mapeamento foto aéreo, que utiliza inteligência artificial na execução de serviços de levantamento topográfico, foi implantado pela área de Engenharia da Mirante esse ano. A tecnologia envolve a execução dos procedimentos de topografia com a utilização de um drone, que faz o mapeamento prévio da área e possibilita que o registro dos dados em 3D, que permite a elaboração de projetos com maior precisão. Na prática, o sistema opera na coleta dos pontos topográficos, demarcação dos pontos de controle para, posteriormente, o drone captar as informações e enviar, em tempo real, para um software controlado pela equipe de Inovação da Aegea Saneamento, que fica na unidade de Santa Barbara D’Oeste. As imagens são processadas e enviadas a área de Engenharia de Mirante, que dá continuidade às próximas etapas.

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.