Doação de Sangue: Mirante Semae estimulam doações em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado

Para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado (nacionalmente lembrado em 28 de agosto), a concessionária Mirante, responsável pelo esgotamento sanitário de Piracicaba, por meio de Parceria-Público-Privada estabelecida com a Prefeitura Municipal, por meio do Semae, está realizando, juntamente com o Serviço Municipal de Água e Esgoto, uma campanha interna para estimular os seus profissionais a doarem. A sensibilização já começou nas duas instituições e a doação de sangue, no Hemonúcleo de Piracicaba, deverá ser realizada entre os dias 27 e 31 de agosto.

Para entusiasmar os profissionais da Mirante, na terça-feira, 21/08, a assistente social do Hemonúcleo, Kelly Cristina Borges, fará uma palestra com o tema “A importância da Doação de Sangue”. Na concessionária, a campanha está sendo promovida pela área de Responsabilidade Social e a sensibilização aos colegas de trabalho, diariamente, está sendo conduzida por profissionais da área de EHS (Health, Safety and Environment – Saúde, Segurança e Meio Ambiente), por meio do Programa Interage, que é desenvolvido em todas as empresas da Aegea Saneamento, hoding que administra a concessionária Mirante.

Segundo o Hemonúcleo de Piracicaba, a iniciativa é realizada em um período estratégico. Atualmente, as doações estão 50% abaixo do normal. Mensalmente, a unidade recebe, em média, de 1.000 a 1.200 doadores, o que equivale a 35/40 bolsas diárias.

Kelly Borges, assistente social do Hemonúcleo, explica que o ideal para abastecer toda região seria de 60 a 80 doadores/dia, considerando o consumo médio de 70 bolsas diárias. “Em períodos de férias e no inverno, as doações de sangue costumam cair e há o risco de queda nos estoques em situações de maior demanda”, completa a profissional do Hemonúcleo.

A campanha pretende motivar a conscientização entre os colaboradores, a fim de auxiliar o abastecimento do Hemonúcleo de Piracicaba. Ao realizar uma doação de sangue, o voluntário ajuda, pelo menos, três pacientes.

O sangue coletado é processado dentro de rigorosos critérios técnicos, separado em componentes e examinado em modernos laboratórios. Em seguida, o conteúdo é distribuído gratuitamente aos hospitais públicos e filantrópicos da região, proporcionando segurança e tranquilidade à população.

Kelly Borges enfatiza que a doação de sangue deve ser encarada como um compromisso social, tornando-se um hábito. “As ações voltadas para estimular as doações de sangue devem ser realizadas sempre em direção a essa meta, visualizando este ato como uma rotina”, convida a assistente social.

Para ser um Doador:
– Não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar três horas
– Pesar, no mínimo, 50 quilos
– Estar descansado
– Não fumar até duas horas antes e duas horas depois da doação
– Maiores de 60 anos, se a doação for pela primeira vez, obrigatoriamente, o doador deverá estar acompanhado.
– Ter entre 18 e 69 anos; serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação.

Não pode doar sangue a pessoa que:
– Estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhado de febre
– For portadora de sífilis (cancro), malária (maleita) ou doença de Chagas
– For alcoolista crônico, ou tenha ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas (prazos inferiores e consumo de pequenas quantidades, devem ser avaliados pelo profissional da triagem)
– Tiver sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis
– Tenha contraído Hepatite após os 11 anos de idade
– Tenha realizado endoscopia há menos de seis meses
– Estiver grávida, em período de até três meses, pós-parto ou se estiver amamentando

Importante: Para doação é obrigatória a apresentação de documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial, preferencialmente o RG ou CNH, e a informação do endereço completo, inclusive o CEP.

O Hemonúcleo Piracicaba fica na Santa Casa (Avenida Independência, 953 – Cidade Alta). O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h30. E o telefone de contato é o (19) 3422-2019.

Share Button