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A Águas do Mirante reforça a importância de verificar a ligação da água pluvial e do esgoto na residência para evitar transtornos nesta época do ano

Devido às altas temperaturas e ao aumento da umidade do ar predominantes durante o verão, os meses de janeiro, fevereiro e março são chuvosos. Atrelado às fortes chuvas, os transtornos como extravasamento da rede coletora de esgoto e obstrução da rede são muito comuns.

De acordo com o gerente de Engenharia da Águas do Mirante, Fábio José Rodrigues Arruda, nos meses de período seco, ou seja, agosto, setembro e outubro de 2013, a empresa registrou 2.381 solicitações para desobstrução. Já nos meses com chuva, dezembro de 2012 e janeiro e fevereiro de 2013, o registro foi de 2.945 pedidos. “Isto significa aumento de 20% de atendimento de desobstrução da rede coletora de esgoto por nossa equipe técnica. Durante os serviços de desobstrução muitas irregularidades como ausência de caixa de inspeção, lixo e ligação de água pluvial (chuva) na rede de esgoto são encontradas”, afirma Arruda.

Para que a população esteja ciente sobre a ligação correta da água pluvial e da rede coletora de esgoto na residência, o que evitam, portanto, problemas de retorno de esgoto interno e prejuízos, a empresa esclarece e orienta:

– A água de chuva não pode estar ligada à rede de esgoto. Esta prática, além de ilegal, causa transtornos e prejuízos, pois provoca entupimento, rompimento de tubulação e transbordamento de esgoto nas ruas ou dentro do imóvel;

– As águas de chuva devem ser conduzida para as sarjetas, de onde vão para as bocas de lobo e seguem seu trajeto para os rios;

– Para verificar se as instalações de sua residência estão corretas, basta jogar um pouco de corante no ralo do quintal de seu imóvel. Se a água colorida chegar até a sarjeta significa que a ligação está correta;

– Para regularizar as instalações, tanto da ligação da rede de esgoto do imóvel ou para deslacrar a caixa de inspeção, é preciso contatar o serviço de um pedreiro de sua confiança. Nesse caso a empresa Águas do Mirante não tem atuação por se tratar de responsabilidade do munícipe. Para os problemas de extravasamento de esgoto em vias públicas, a Águas do Mirante está à disposição da população piracicabana, 24 horas por dia, para atendimento. A solicitação pode ser feita gratuitamente pela Central de Atendimento do Semae: 0800 772 9611 ou 115.

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