Notícias

Ver notícia

A parceria entre o município de Piracicaba e a Mirante começou em 2012 com o objetivo de trazer recursos privados para acelerar os investimentos no esgotamento sanitário da cidade. Na época era tratado apenas 33% do esgoto coletado na cidade, sendo que esse cenário mudou totalmente em poucos meses e o programa de universalização do saneamento avançou em ritmo acelerado. Com os primeiros resultados obtidos por meio dos investimentos da Mirante, realizados no primeiro ano da concessão, Piracicaba já vislumbrava uma posição de destaque frente ao panorama nacional. Nesta fase, os principais investimentos foram destinados à ampliação e modernização do sistema pelo prazo de 18 meses.

Para a ampliação do sistema, o programa envolveu a implementação de novos projetos, cujos objetivos eram atender a população naquele momento e já planejar o crescimento vegetativo para os próximos 30 anos. De acordo com o diretor executivo da concessionária, Ozanan Pessoa, entre os muitos investimentos já realizados, a concessionária implantou a Estação Elevatória Final Bela Vista 2 e Piracicaba 2, além de 22 quilômetros de interceptores na margem direita do rio Piracicaba, coletor tronco à margem direita do Rio Corumbataí e linha de recalque das estações elevatórias Piracicaba 2 e Bela Vista.

Além de todas as obras, o principal destaque foi a construção da ETE Bela Vista. A construção da ETE Bela Vista (2014) foi uma das mais importantes obras pois, quando entrou em operação, elevou o índice do tratamento de esgoto de 33% para 98% no mês de abril de 2014. “Com investimentos na ordem de R$ 91 milhões (moeda 2021), o projeto foi realizado exclusivamente pela concessionária. O plano envolveu modernizações que beneficiaram o sistema de esgotamento sanitário dos bairros Piracicamirim, Chácaras Unidas, Santa Olímpia I, São Jorge e Tupi”, explica Ozanan.

A concessionária assumiu os trabalhos no município ciente dos principais desafios que teria pela frente para atingir as metas, considerando o prazo apertado para execução, sem afetar a operação do sistema. Para isso, utilizou-se, em especial, de recursos próprios e da estrutura financeira e expertise da holding Aegea. “O planejamento mostrou-se efetivo e, até hoje, somos reconhecidos nacionalmente pelos resultados desse marco, que foram essenciais para o alcance da universalização”, conclui o diretor executivo da Mirante.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.