Notícias

Ver notícia

O gerente de Operações da Mirante, Rodrigo Leitão, participou, na manhã dessa quarta-feira (23), de uma roda de conversa com João Victor Santos Roesner e Yago Rodrigues Borges, ambos do Semae, durante a Semana Mundial da Água realizada pela Prefeitura de Piracicaba em parceria com a Mirante e a CPFL Paulista. A iniciativa, que ocorreu no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, teve como mediadora a engenheira hídrica Bruna Moreira Sell, coordenadora executiva do Programa de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas do IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais). Na pauta da conversa, os desafios do saneamento nos próximos 30 anos.

Rodrigo falou sobre a importância do saneamento para a saúde, qualidade de vida e desenvolvimento econômico, social e cultural. O gerente afirmou que acompanhar o crescimento das cidades e atender toda a demanda necessita de investimentos em novas tecnologias, inclusive para assegurar a eficiência hídrica. Além disso, Rodrigo disse que um dos maiores desafios é despertar a consciência ambiental acerca desse tema. Ele aposta que, atuando na educação de crianças e adolescentes, estamos no caminho certo para mudar a realidade que vivemos. Por isso mesmo, a Mirante tem diversos projetos ambientais, realizados pela área de Responsabilidade Social da empresa, que trabalham nessa conscientização.

“As crianças são agentes de transformação dentro de suas casas, com seus familiares. Por isso é tão importante investir na educação ambiental, conversar sobre a importância da água e sobre como funciona o sistema de esgoto”, disse Rodrigo. Ainda nesse sentido, o gerente comentou que o sistema de esgotamento sanitário ainda é pouco percebido pela população se levarmos em conta o tratamento de água. “Quando falamos de abastecimento de água, as pessoas sabem do que se trata. Já quando falamos de esgoto, as pessoas pensam que é apenas apertar a descarga do vaso sanitário. Desconhecem a complexidade que envolve o sistema de coleta e tratamento de esgoto”, pondera.

A Semana Mundial da Água tratou o tema Por uma Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos.

 PROJETOS AMBIENTAIS

Dentre os projetos que a Mirante desenvolve, destacam-se o Saúde Nota 10, que proporciona aos professores e alunos das escolas de Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento. Já o De Olho no Óleo tem como objetivo conscientizar estudantes da rede pública municipal sobre a correta coleta do óleo de cozinha usado em casa, educando as crianças e suas famílias sobre os danos que esse produto causa quando é despejado incorretamente na rede de esgoto.

 

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.