Equipamentos, maquinário, tecnologia avançada, pesquisa e desenvolvimento de métodos são fundamentais para o saneamento – serviço tão essencial à população e, também, bastante complexo. Mas nenhum desses fatores é tão importante quanto os colaboradores, que atuam diariamente para que essa engrenagem nunca pare de girar.

Constituída por um grupo de mais de 127 colaboradores diretos, a estrutura da concessionária Mirante, responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Piracicaba – por meio de uma PPP (Parceria Público Privada) com o Semae, conta com uma grande diversidade de profissionais, aptos para trabalhar em vários cenários, alinhados com o propósito de levar mais saúde, qualidade de vida e dignidade à população por meio dos serviços executados.

O time é composto por encanadores, agentes de saneamento, fiscais, programadores, administradores, advogados, analistas, engenheiros – civis, ambientais e sanitaristas, técnicos em química, segurança do trabalho e de tecnologia da Informação, economistas, pedagogos, contadores, recursos humanos, jardineiros, serviços gerais, almoxarifes, jornalistas, entre outras áreas.

Segundo a coordenadora de Recursos Humanos, Edivana Sabino, a empresa busca promover ações para ampliar o conhecimento e as habilidades dos colaboradores. “Por se tratar de um setor técnico que exige aptidões específicas para desempenhar as funções, é muito difícil conseguir encontrar no mercado profissionais que estejam preparados para atuar de imediato. Por isso, a concessionária tem investido cada vez mais nos colaboradores que já integram as equipes, justamente para garantir que ele esteja sempre atualizado e com o nível de conhecimento em aprimoramento contínuo”, ressalta Edivana.

Para o diretor-presidente, Jacy Prado, a empresa tem oferecido inúmeros recursos para garantir que o colaborador tenha condições agradáveis e seguras para a execução das tarefas. “Sem dúvida o que move a empresa é o colaborador, sem o comprometimento e o empenho diário, não conseguiríamos alcançar nenhum marco. Sabemos que trabalhar com esgoto é difícil, é um ambiente inóspito, que exige muito do físico e do psicológico do profissional. Por isso, a concessionária busca sempre valorizar o time que está atuando sob diversos cenários, seja sob sol, chuva, de madrugada, em homeoffice, plantões noturnos, feriados ou finais de semana. Para isso, temos investido constantemente em capacitações, em oferecer benefícios e criar condições para que o profissional trabalhe em condições boas de segurança, bem-estar e qualidade, e esteja feliz realizando um trabalho tão importante para toda a população”, afirma Jacy.

 QUALIFICAÇÃO

Quanto à qualificação, o quadro funcional é composto por sete pós-graduados, 30 com Ensino Superior, nove com Técnico, 72 com Ensino Médio e 10 com Ensino Fundamental.  Além da formação acadêmica, a concessionária disponibiliza a Academia Aegea, uma plataforma desenvolvida pela área de Educação Corporativa da holding Aegea Saneamento, que oferece 197 cursos voltados às mais variadas áreas, que englobam temas nas categorias: “Nosso Negócio”, e aprofundam as normas e programas específicos do grupo, como Compliance, Respeito dá o tom, Interage, assuntos regulatórios, Recursos Humanos, entre outros; Líderes em ação – que capacita e aprimora as técnicas de gestão; Eficiência Operacional – relacionado aos procedimentos e técnicas de execução dos serviços de campo;  e Aprender além da conta – com cursos de inglês básico, Excel, Informática, Matemática e outros temas.

A empresa oferece ainda realiza DDS – Diálogo Diário de Segurança, realizado pelos próprios colaboradores e, recentemente, firmou parceria com a FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), que oferece descontos aos colaboradores para qualquer curso promovido pela instituição de ensino.  Nos dois últimos anos, foram realizadas ainda capacitações junto ao Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que desenvolveu cursos específicos de Comunicação, Eletricista e de Construção Civil.

PERFIL DO COLABORADOR

Para comemorar o Dia do Trabalho neste sábado, 1º de Maio, a concessionária Mirante vai homenagear seus colaboradores com o perfil de alguns profissionais que atuam em setores “desconhecidos” da população em geral, mas tão importante para garantir um serviço essencial às pessoas.

Share Button