Notícias

Ver notícia

Rede pluvial ligada à rede de esgoto e descarte de lixo na rede coletora foram os principais pontos tratados em uma reunião entre o vereador Josef Borges e a concessionária Mirante na última sexta-feira (18), na sede da empresa. Na oportunidade, o vereador destacou algumas ocorrências no Distrito de Ártemis, que foram ouvidas e esclarecidas pela coordenadora de Operações e Serviços, Laís Fonseca Gomes, a supervisora de Operações, Amanda Miquelani, e a coordenadora de Responsabilidade Social, Maria Aparecida Draheim.

Infelizmente, ainda é bastante comum a confusão entre o que é responsabilidade da Mirante e o que é do usuário ou outros órgãos públicos. Uma das dúvidas de Josef era sobre vazamento de esgoto ser causado pela concessionária. “Na verdade, quando há ligações irregulares, elas aparecem muito mais em períodos de chuva, como o que vivemos nesse primeiro bimestre do ano. A rede pluvial, quando ligada diretamente à de esgoto, acaba provocando o vazamento. Muita gente ainda não sabe, mas a rede de esgoto não é dimensionada para receber água de chuva, ainda mais no volume que foi registrado na cidade”, explicou Laís.

Além de reuniões com a comunidade para explicar a necessidade de adequação da rede pluvial e de esgoto quando há ligações irregulares, a concessionária se prontificou em realizar testes para detectá-las. “Estamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas dos moradores porque nossa intenção é prestar sempre um ótimo serviço”, disse Maria Aparecida.

Também foi esclarecida ao vereador a importância da caixa de inspeção e válvula de retenção. “Essa caixa, um dispositivo muito simples, deve estar localizada na calçada e, além de evitar o retorno dentro dos imóveis e a entrada de animais peçonhentos, facilita que eventuais entupimentos sejam sanados”, disse Amanda.

Ainda na reunião, Josef levantou questão sobre a lagoa do Itaiçaba, localizada no distrito, que estaria recebendo o descarte de esgoto. Durante a semana, uma equipe da Mirante já tinha ido ao local, onde fez a coleta de água, e não detectou a presença de esgoto. Além disso, a equipe encontrou uma grande quantidade de lixo em volta da lagoa. “Realmente ainda há quem descarte lixo ali”, afirmou o vereador.

“Estamos aguardando apenas o retorno do vereador para marcar as reuniões com a comunidade”, concluiu a coordenadora de Responsabilidade Social.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.