Notícias

Ver notícia

A concessionária Mirante concluiu, recentemente, a reforma estrutural da EEE (Estação Elevatória de Esgoto) Balbo, um projeto que vai beneficiar diretamente toda Região Norte do município. A unidade recebe todo o esgoto coletado da região do Parque Piracicaba e adjacências, realiza o tratamento preliminar e o direciona à ETE Bela Vista.  A reforma foi implementada pelas equipes de Engenharia e Operações. Além de toda etapa de construção civil, a obra contemplou também a aplicação de impermeabilizante na parte interna e externa do poço, para conferir maior resistência a corrosão. No total, a operação foi concluída em 45 dias.

A reforma estrutural foi adotada pela equipe técnica, como uma forma de eliminar os danos causados devido a ação do tempo, além das infiltrações do poço para a casa de bombas, bem como as corrosões das superfícies, provenientes dos gases que compõe o esgoto, como o sulfeto de hidrogênio, que promovem esse tipo de reação em contato com o ambiente externo.

“O principal desafio vencido pelos profissionais foi o cumprimento das etapas da obra sem interromper a operação da unidade, ou seja, todos os procedimentos foram executados com a elevatória em pleno funcionamento. Além disso, durante todo o período das intervenções não foram identificadas qualquer tipo de anormalidade nos processos”, destaca o supervisor de Operações, Andrey de Souza.

 DESENVOLVIMENTO URBANO

A reforma da EEE Balbo integra o plano de modernização do sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, realizado pela concessionária Mirante e viabilizado por meio de PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae. Saneamento que avança e contribui com o desenvolvimento urbano e social de Piracicaba. De acordo com a coordenadora de Operações e Serviços, Laís Fonseca Gomes, os investimentos realizados ao longo dos anos têm como objetivo acompanhar a demanda e o crescimento vegetativo da população para os próximos anos.

“A empresa tem adotado uma política de investimentos, que tem como premissa direcionar os recursos para projetos que assegurem a evolução dos sistemas e dos serviços oferecidos e, desta forma, garantir que os benefícios promovidos por esses aportes, sejam desfrutados por esta e pelas próximas gerações”, explica Laís.

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.