Notícias

Ver notícia

Comunidades de Piracicaba recebem informações sobre saneamento básico

O saneamento básico foi pauta de dois encontros que a concessionária Mirante teve, essa semana, com as comunidades dos Bairros Mário Dedidni e Algodoal, em Piracicaba. A empresa é responsável pelo esgotamento sanitário do município, por intermédio de Parceria-Público-Privada – PPP, firmada com a Prefeitura Municipal, via Semae, e desenvolve com a comunidade os programas Afluentes e Saúde Nota 10.

O primeiro encontro, direcionado à comunidade usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Mário Dedini, foi uma palestra do Programa Afluentes, ministrada por João Felipe Rodrigues, auxiliar de projetos socioambientais da concessionária. Intitulada “Introdução ao Saneamento Básico”, a palestra tem como objetivo alertar jovens e crianças sobre a importância do saneamento básico para a saúde da população, bem comoinformar sobre doenças hídricas e o uso correto da rede coletora de esgoto.

Maria Aparecida Draheim, coordenadora de projetos socioambientais, explica que a iniciativa tem a  intenção de fortalecer a educação sanitária e ambiental. “É importante transmitir essas informações à população para que as pessoas compreendam a importância do abastecimento de água tratada em suas residências, a coleta e o tratamento de esgoto para o meio ambiente urbano, para a saúde pública e melhoria da qualidade de vida”.

Na oportunidade, uma das dinâmicas realizadas foi a distribuição de placas adesivadas com diversos tipos de lixo, como restos de alimentos, óleo, entre outros, para que os participantes identificassem a maneira correta de descarte dos itens. “A ideia era provocar nos jovens o desenvolvimento da consciência crítica acerta dos fatores sociais geradores de riscos e seus respectivos conflitos socioambientais”, comenta Maria.

Saúde Nota 10

A comunidade estudantil da Escola Comendador Mário Dedini, localizada no bairro Algodoal, foi beneficiada pelo Programa Saúde Nota 10. Além de aprender sobre a importância do tratamento da água e do esgoto também pôde conhecer como funcionam as Estações de Tratamento de Esgoto.

Durante a atividade, as crianças recebem uma cartilha sobre saneamento, ilustrada com a Dona Mirandinha, que é mascote do Programa Saúde Nota 10. Elas também são convidadas a participar do concurso de desenho e redação, que faz parte do segundo momento do programa, e premia os três melhores trabalhos com uma bicicleta para o primeiro lugar e um jogo pedagógico para o segundo e terceiro lugares.

Fernanda Medinilla, vice-diretora do grupo escolar Mário Dedini, disse que, projetos como esse, são de grande relevância para o desenvolvimento da temática do meio ambiente e saúde na escola. “Em nome de toda a equipe escolar gostaria de agradecer e parabenizar a todos da concessionária. Todos ficaram muito satisfeitos e estimulados com a palestra e com a proposta num todo”.

Para a professora Márcia Maria Marangon Moreira, o trabalho contribui para o ensino em sala de aula. “O trabalho desenvolvido pela Mirante vem perfeitamente somar com o currículo trabalhado com os alunos, despertando de uma maneira lúdica e envolvente uma consciência positiva sobre o meio ambiente e saúde. Os alunos estão motivados e isso é bastante gratificante”.

Sobre os Programas

AFLUENTESPalestra aos jovens, viabilizada pelo Programa Afluentes, que tem por objetivo fomentar a participação e a interação da população, com atividades voltadas ao fortalecimento da mobilização e organização comunitária para que as pessoas compreendam a importância do abastecimento de água tratada em suas residências, da coleta e do tratamento de esgoto para o meio ambiente urbano, para a saúde pública e para a melhoria da qualidade de vida.

SAÚDE NOTA 10 – Palestra dirigida às crianças, viabilizada pelo Programa Saúde Nota 10, que tem por objetivo ministrar palestras, com temas sobre saneamento e preservação ambiental. O projeto também promove apresentações teatrais e concursos de redação e desenhos, que permitem aos estudantes expressar suas opiniões sobre os assuntos discutidos nas palestras.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.