Notícias

Ver notícia
A eficiência operacional na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piracicamirim e o trabalho de conscientização ambiental e responsabilidade social desenvolvidos pela concessionária Mirante surpreenderam membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Piracicaba que visitarem as instalações da concessionária Mirante.
Na visita à empresa, que é responsável pelo esgotamento sanitário do município por meio de Parceria Público-Privada estabelecida com a Prefeitura e o Semae, os membros participaram de uma apresentação institucional realizada pela diretoria, visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO) e conferiram, de perto, os investimentos feitos pela concessionária na ampliação e modernização da ETE Piracicamirim.
A visita, organizada pela presidente da entidade, Iraci Honda, contou com a presença dos conselheiros Leonardo Biazon, Sylvana Zein, Moacir Beltrame, Juan Sebastianes e Ely Eser Barreto Cesar. Iraci, que já conhecia previamente o trabalho da concessionária, enfatizou a importância dos conselheiros conhecerem com mais profundidade informações a respeito desse modelo de negócio de saneamento, entenderem como funciona o esgotamento sanitário e poderem tirar dúvidas sobre o contrato da PPP. “Nós somos representantes da sociedade civil, participamos de importantes decisões, por isso, quantos mais conhecermos as instituições, melhor preparados estaremos”, justifica a presidente do COMDEMA.
Para Sylvana Zein, que representa os Clubes de Serviços da cidade no COMDEMA, a visita lhe possibilitou ampliar os conhecimentos. “Antes eu tinha apenas uma ideia politica, agora eu conheço dados operacionais também. Fiquei encantada com o trabalho de conscientização ambiental e acredito que essas informações precisam ser amplamente divulgadas para toda a sociedade”, comenta Sylvana.
O Professor Ely Eser, além visitar a Mirante pela segunda vez, pois recentemente acompanhou a visita da Oscip Pira 21 à concessionária, encorajou também os demais membros. Ao final da visita, o ambientalista Juan Sebastianes, que tem uma opinião contundente sobre valores de tarifa e defende a reutilização do lodo do tratamento para compostagem, reconheceu e elogiou os investimentos realizados pela Mirante na ETE Piracicamirim, que acabou com o problema de odor. “É perceptível a evolução no processo de tratamento no que diz respeito à redução de carga orgânica e ao gás sulfídrico”, reconheceu Juan Sebastianes.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.