Notícias

Ver notícia

A concessionária Mirante investe constantemente em equipamentos e métodos de segurança para garantir que os colaboradores estejam aptos a atuar sob as mais variadas circunstâncias, de forma preventiva. Para isso, além das aquisições de materiais, a empresa promove ciclos de capacitação contínuo a fim de aprimorar os procedimentos e reforçar as normas técnicas.

Durante esse mês, a área de EHS (Environment, Health and Safety), está desenvolvendo a capacitação ‘Proteção Respiratória’, exclusiva para os colaboradores que atuam na linha de frente dos setores de Serviços, Eletromecânica e Operações. O treinamento envolve os tópicos: introdução e conhecimento dos riscos; medidas de controle coletivo e administrativo; efeitos dos contaminantes à saúde; métodos preventivos aos contaminantes; identificação do respirador adequado e como utilizar adequadamente o equipamento; Vida útil dos filtros e os modelos corretos para cada respirador; cuidados com o respirador e frequência do treinamento; ensaio de vedação, sendo no total oito itens que transitam entre o teórico de o prático, com carga horária total de quatro horas.

A fim de garantir a segurança e evitar aglomerações e riscos de contágio da Covid-19, a empresa optou por desenvolver um formato de treinamento em turmas reduzidas, concentradas em uma sala ampla da Estação de Tratamento de Esgoto Ponte do Caixão. Além da divisão das turmas, todos os protocolos de biossegurança estão sendo cumpridos. No total, estima-se que 41 colaboradores são beneficiados pela capacitação.

Segundo o técnico de Segurança do Trabalho, Evandro Chaddad, a iniciativa tem como finalidade reforçar a importância do cumprimento dos métodos preventivos para a execução das tarefas. “Por estarmos inseridos em um contexto de saneamento, em que o colaborador tem que lidar com vários cenários e ambientes não controlados durante as ocorrências, nosso papel é prepará-lo para atuar sob todas essas circunstâncias adversas, como o espaço confinado e riscos de vazamento de gás nas tubulações e estações subterrâneas. Desta forma, garantimos que o profissional execute o trabalho em segurança e retorne ao seu lar melhor do que saiu: esse é o compromisso que assumimos diariamente”, reforça Chaddad.

 

                                             Evandro Chaddad é quem ministra o treinamento ‘Proteção Respiratória’

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.