Notícias

Ver notícia

Público é convidado a gerar a energia para exibição dos filmes pedalando, em uma iniciativa de consumo consciente e colaboração

Piracicaba recebe hoje, 30 de outubro, o projeto BikeCine, cinema itinerante que funciona com a energia produzida pela pedalada do público. A iniciativa, que tem entrada gratuita, será no Engenho Central e conta com o patrocínio da concessionária Mirante em parceria com o Instituto Aegea. A sessão começa com a projeção de curtas-metragens, seguida pelo filme de longa-metragem “Flow”. Todas as exibições possuem recursos de acessibilidade.
O local será equipado com 150 assentos e 16 estações para pedalar, sendo 12 bicicletas fixas e quatro bases destinadas a quem quiser levar sua própria bicicleta. O projeto também inclui o equipamento chamado “pedal de mão”, desenvolvido para garantir a participação e a diversão de crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, ampliando o acesso e a diversão.

Para Erlon Avelar, coordenador de Responsabilidade Social da Águas de Matão, apoiar o BikeCine é uma forma de reforçar o compromisso com a sustentabilidade e a valorização cultural. “Nosso objetivo é estimular a curiosidade, a reflexão e a consciência ambiental em todas as idades, de forma prática, leve e divertida, reforçando o compromisso contínuo com o futuro e o uso consciente dos nossos recursos naturais. É uma demonstração de que pequenas atitudes individuais geram grandes impactos coletivos”.
O projeto é viabilizado em Piracicaba, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Mirante e do Instituto Aegea, além do apoio da Prefeitura Municipal, e realização do BikeCine, Ministério da Cultura e Governo Federal.
“O projeto reúne pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta. Assim, é uma grande alegria estrear o BikeCine em Piracicaba, e proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é estimulado a refletir sobre o consumo energético, além da colaboração coletiva e mobilidade urbana”, compartilha Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine.

Serviço
BikeCine em Piracicaba:
● Data: 30 de outubro de 2025 (quinta-feira)
● Horários: 19h e 20h
● Local: Engenho Central de Piracicaba
● Capacidade: 150 lugares, 12 bicicletas fixas e 4 estações para acoplar bicicletas do público
● Ingressos: entrada gratuita (reserva de ingressos no site bikecine.com.br ou retirada presencial no local, uma hora antes do evento)
● Acessibilidade: todos os filmes contam com recursos de acessibilidade.

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.