Notícias

Ver notícia

Mais do que cuidar do meio ambiente, incentivar a valorização do lado humano está intrinsecamente atrelado ao propósito da Mirante. Neste período em que as atenções estão voltadas ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado no próximo dia 28, a concessionária tem promovido uma série de ações de fomento às boas práticas sociais. Entre as atividades realizadas, está a 7ª Campanha do Agasalho, que beneficiou os moradores da Comunidade Parque dos Sabiás.

A campanha, preparada pela área de Responsabilidade Social, ultrapassou as fronteiras do município e engajou além dos colaboradores da Mirante, os do Centro Administrativo Aegea, localizado na área central de Santa Bárbara D’Oeste.

O resultado dessa união solidária contabilizou 1.200 peças arrecadadas e entregues pelos colaboradores da Sede Administrativa da concessionária, que fizeram questão de comparecer pessoalmente à Comunidade Parque dos Sabiás para entregar além das doações, um pouco de amor, tempo e calor humano aos moradores daquela localidade.

Segundo o gerente de Engenharia e Operações, Valdir Alcarde Junior, levar a equipe que fica no escritório para conhecer como funciona a comunidade é uma forma de demonstrar como o trabalho de todos está diretamente relacionado ao sucesso de uma operação.

“Grande parte destes colaboradores participa indiretamente das atividades de campo, seja com contratos, compras de materiais e outros serviços que envolvem a implantação de um projeto nas comunidades. Porém, como não tem essa interface direta com a população, nem sempre eles conseguem ter dimensão do importante papel que executam. Essa é uma forma de aproximar a equipe administrativa do público externo e ter acesso ao antes e o depois das melhorias que são implantadas na comunidade”, explica Alcarde.

Apesar das condições climáticas estarem atípicas nesta época, tornando o inverno mais intenso este ano, o objetivo da campanha não foi somente o de doar roupas para essa temporada, mas sim, de resgatar o sentimento de pertencimento, solidariedade e amor ao próximo.

De acordo, com Gilmara Rocha, líder comunitária do Parque dos Sabiás, ação serviu para reforçar que eles não estão esquecidos à margem da sociedade, que sempre tem alguém que se importa com o próximo. “Nossa comunidade é muito esquecida, poucas pessoas vêm nos ajudar aqui. Ficamos felizes que a empresa veio e agradecemos o fato de não sermos esquecidos. Tem muita gente que passa frio, eu mesma não tenho coberta e agora, vou ter uma para me cobrir”, relata a líder.

Para Allan Marcheto, assistente administrativo, a experiência de arrecadar e entregar pessoalmente as doações possibilitou uma reflexão aprofundada sobre a responsabilidade e o papel do cidadão na sociedade.

“A oportunidade de deixar um pouco do trabalho fechado no escritório e acompanhar a entrega dos agasalhos na comunidade foi uma experiência única, pois pude ver a alegria e o contentamento dos moradores. Achei muito importante essa ação da empresa, em contribuir não só com a saúde da população através do saneamento, mas de ir além, acolhendo e trabalhando de acordo com a necessidade das pessoas. Considero isso uma lição de vida, retornei ao trabalho dando mais valor às coisas”, destacou Marcheto.

De acordo com Maria Aparecida Draheim, coordenadora de Responsabilidade Social, a promoção das ações de voluntariado tem como propósito mostrar que a atuação da empresa vai além do saneamento, levando mais dignidade à população, além de despertar a percepção do colaborador acerca do respeito a vida de forma geral.

“Para despertar o sentimento positivo do voluntariado é necessário mudar algumas estruturas do pensamento humano, principalmente a emocional, refletindo na forma como ela pensa e enxerga o outro. No momento em que proporcionamos ações em que nossos colaboradores se dispõem a participar e aceitam ir todos juntos, entregar e conhecer a realidade do outro, eles conseguem perceber que o bem que estão fazendo, não reflete somente ao outro, mas principalmente a todos que participaram da ação, pois, além dos seres humanos precisarem uns dos outros, a ação desperta em nós o sentimento de orgulho, de carinho e amor ao próximo. Nosso time tem um grande número de jovens e para prepará-los para esses e outros desafios, promovemos ações de incentivo a participação social, para que essa estrutura emocional se fortaleça e se perpetue na vida de todos”, explica a coordenadora.

Até o final do ano, mais ações de voluntariado serão realizadas como as campanhas ‘Doar sangue é salvar vidas’ e a de arrecadação de alimentos.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.