Notícias

Ver notícia

A área de Responsabilidade Social da Mirante realizou, nessa semana, uma Oficina de Sabão Ecológico para moradores do bairro Jupiá. A ação, que integrou o evento G5 Comunidades, aconteceu no Campo de Futebol do Jupiá. O objetivo das oficinas de sabão ecológico, que fazem parte do Programa De Olho no Óleo, capitaneado pela Responsabilidade Social, é que os interessados aprendam não somente a dar destino correto ao óleo de cozinha usado, mas também terem a possibilidade de aprender uma atividade que possa gerar renda.

O G5 é um grupo que conta com mais de 20 lideranças comunitárias de Piracicaba. “Aprender a fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado tem um apelo ecológico grandioso porque, além desse material não ser descartado de forma incorreta, pode gerar renda para quem o fabrica, até ajudar na economia familiar”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo. Ele lembra que é importante que o óleo usado seja armazenado em garrafas pet.

Além da Oficina de Sabão Ecológico, o evento teve também teste de visão, aferição de pressão arterial, corte de cabelo gratuito, Varal Solidário e esmalteria. Para as crianças, cama elástica, pintura facial, algodão doce e pipoca.

CONSCIENTIZAÇÃO

O óleo de cozinha usado, descartado na rede coletora de esgoto, gruda nas paredes da tubulação, forma crostas e, por consequência, causa entupimentos. “Fazemos um trabalho constante de conscientização para que as pessoas não descartem esse óleo no ralo das pias”, comenta Gabriel. Além disso, o óleo contamina a água. “São necessários óleo de cozinha, soda, desinfetante e detergente ou sabão em pó na fabricação do sabão ecológico”, explica.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.