Notícias

Ver notícia

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista recebeu, na manhã do último sábado (25), através do programa Portas Abertas, a visita de alunos do Curso de Pós-Graduação em Infraestrutura de Saneamento Básico da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), acompanhados do professor Daniel Manzi. O grupo foi recebido pela supervisora de Operações da Mirante, Amanda Miquelani, pelo supervisor de ETE, Diego Cesar Alli, e pela coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social, Maria Aparecida Draheim.

Durante o tour pela unidade, os alunos conheceram a estrutura física e tecnológica da ETE Bela Vista. “Apresentamos as etapas do tratamento de lodos ativados, assim como detalhes operacionais dessa concepção e seus benefícios ao meio ambiente”, explicou Amanda. Eles também puderam ver de perto o Secador de Lodo à luz solar que, desde 2020, é responsável por reduzir para um terço o volume de todo o lodo gerado em Piracicaba – aproximadamente 1.200 toneladas/ano.

“Para nós, é uma grande oportunidade de apresentar aos alunos, que são de várias cidades do Estado de São Paulo, obras e operações de vanguarda no saneamento, como a ETE Bela Vista, construída e operada pela Mirante”, disse Daniel. O professor ministra as disciplinas Abastecimento de Água Tratada, Captação de Água Bruta e Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário em cursos de pós-graduação.

De acordo com Maria Aparecida, o programa Portas Abertas, que está sendo retomado após dois anos de pandemia, integra as ações desenvolvidas pela área de Responsabilidade Social, que visa promover o acesso direto da população aos processos operacionais. “As visitas estudo proporcionam uma visão de desenvolvimento e estimulam um pensar e fazer sobre o meio ambiente vinculado ao diálogo entre saberes, proporcionando a interação entre a sociedade, a Mirante e o meio ambiente”.

Após a visita à ETE Bela Vista, os alunos foram conhecer o funcionamento de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE).

 

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.