Notícias

Ver notícia

Visita, que ocorreu nessa segunda-feira, faz parte do Programa Portas Abertas da Mirante

A Mirante, por meio da área de Responsabilidade Social, recebeu, na manhã dessa segunda-feira (24), um grupo de 24 alunos do 4º ano de Engenharia Ambiental da UFSCAR (Universidade de São Carlos) – campus de Buri (SP), na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista. “A visita foi muito proveitosa para nossos alunos, que puderam conhecer todas as etapas do tratamento de esgoto. Todos ficaram muito impressionados com a organização da ETE, nem parecia que estávamos dentro de uma estação, pois não há cheiro de esgoto. Tudo o que vimos nos impactou bastante, foi muito bom mesmo”, afirmou a professora Beatriz Cruz Gonzalez, responsável pela vinda dos alunos.

A visita faz parte do Programa Portas Abertas, que tem como objetivo apresentar a tecnologia utilizada no tratamento de esgoto da ETE Bela Vista, uma das mais modernas do país. Instalada em uma área de 42 mil metros quadrados, a estação foi construída pela concessionária Mirante com o objetivo de atender, em conjunto com a ETE Capim Fino e a ETE Ártemis, toda a demanda de tratamento de esgoto dos bairros localizados à margem direita do rio Piracicaba.

Com vazão média de 340 litros de esgoto por segundo, a ETE Bela Vista opera exclusivamente pelo sistema aeróbio, sem produção do gás sulfídrico (H2S), o que evita emissão de odor. Árvores e flores dão um colorido especial ao local, além de atrair pássaros das mais diferentes espécies. Tudo isso confere à área um ambiente muito diferente do que se imagina para uma estação de tratamento de esgoto, o que chamou a atenção do estudante Vinícius Tramontina Biasin, 21 anos.

“Antes de vir, eu tinha uma impressão equivocada, nada a ver com a realidade. Estava, inclusive, com receio do cheiro e não teve nada disso”, afirmou Vinícius. “Foi muito enriquecedor para o nosso currículo porque essa vivência prática é muito importante, a gente consegue entender o que antes era só teoria. É tudo muito organizado”, completou. A colega de turma Fernanda Jorgeti, 21 anos, também achou “Ótima a visita. Tivemos uma noção mais clara pois entendemos as etapas do tratamento. Foi muito bom”.

Os colaboradores da Mirante, Marcos Vinicius Koppe, Caike Rizatto Taccelli e Luanna de Oliveira Milantoni, recepcionaram os alunos da UFSCAR.

Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista impressionou os alunos de Engenharia Ambiental

PORTAS ABERTAS

O Programa Portas Abertas tem o objetivo de receber visitantes para conhecer a ETE Bela Vista de forma qualificada e inovadora, respeitando as particularidades relacionadas ao perfil de cada grupo, como a faixa etária. A estação recebe visitas de instituições de ensino, comitivas institucionais e comunitárias, além de representantes do Poder Público.

Quer conhecer a Bela Vista? Mande um e-mail para o portasabertas@miranteppp.com.br

Compartilhar:

Veja Também

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.