Notícias

Ver notícia

Dentro do Programa Portas Abertas, a Mirante recebeu, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista, alunos do curso de graduação de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep). O objetivo da visita, que ocorreu na manhã do último sábado (27), foi apresentar a tecnologia utilizada no tratamento de esgoto na estação, uma das mais modernas do país.

De acordo com Ayri Saraiva Rando, professor das disciplinas Saneamento Básico e Governança das Águas, a visita foi uma grande oportunidade para os alunos, e também para ele, no sentido de terem acesso às informações técnicas referentes à estação. “A visita fortaleceu o ensino a partir da atividade prática, promoveu aprendizagem e troca de experiências entre os participantes, além da aproximação de futuros engenheiros a essa área profissional e à própria empresa”, afirmou Ayri.

Alunos puderam conhecer todas as etapas do tratamento de esgoto

A Bela Vista teve participação efetiva na conquista da universalização do saneamento em Piracicaba, que aconteceu em 2014. Localizada no bairro Gran Park, na região de Santa Terezinha, a ETE começou a operar em dezembro de 2013, com capacidade para atender aproximadamente 150 mil habitantes, tratando 33 milhões de litros de esgoto por dia.

Instalada em uma área de 42 mil metros quadrados, a ETE Bela Vista foi construída pela concessionária Mirante com o objetivo de atender, em conjunto com a ETE Capim Fino e a ETE Ártemis, toda a demanda de tratamento de esgoto dos bairros localizados à margem direita do rio Piracicaba.

Com vazão média de esgoto de 340 litros por segundo, a ETE Bela Vista opera exclusivamente pelo sistema aeróbio, sem produção do gás sulfídrico (H2S), o que evita emissão de odor, mesma concepção utilizada na ETE Ponte do Caixão. Sua estrutura compreende sistema preliminar de tratamento para remoção de resíduos sólidos grosseiros e areia, tanques de aeração, decantadores secundários, prédio de desidratação de lodo, tanque de contato para desinfecção do efluente, prédio administrativo, laboratório para análise físico-química e biológica, casa de sopradores, sala de geradores, oficina e vestiário.

Na unidade está localizado o Secador de Lodo à luz solar, uma grande conquista para Piracicaba na área de meio ambiente. No local é levado todo o lodo gerado no tratamento de esgoto que, só com a luz do sol, elimina 70% da água e reduz todo o volume em um terço, sendo um ganho significativo ao meio ambiente.

Compartilhar:

Veja Também

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.