Notícias

Ver notícia

A energia economizada com o projeto, é suficiente para abastecer cerca de 2.900 residências no período de um mês

Reduzir o uso dos recursos energéticos na operação do sistema de tratamento de esgoto e ao mesmo tempo contribuir com o meio ambiente, a partir da inovação tecnológica, foram os principais motivos que incentivaram a Águas do Mirante a desenvolver um projeto operacional, no qual houvesse um melhor aproveitamento da energia utilizada na ETE Ponte do Caixão, primeira unidade a receber a melhoria.
A técnica Eficiência Energética em geração de ar para sistemas de Lodos Ativados, consiste em soprar a mesma quantidade de ar para os Tanques de Aeração, consumindo menos energia elétrica.
Ao todo, o projeto levou aproximadamente 60 dias para ser concluído, desde a compra dos equipamentos até a implantação completa do sistema, e envolveu a participação dos setores de Operações, Engenharia e Eletromecânica da empresa.
Após o período de 11 meses de atividades, o sistema obteve a economia de energia de 27,6%. De acordo com o gerente de Operações, Clayton Bezerra, a efetividade do sistema, traz benefícios à empresa e à comunidade como um todo. “Considerando que o sistema de aeração da ETE consome cerca de 70% da energia elétrica a economia gerada foi significativa. Para se ter ideia a economia acumulada até agora é suficiente para abastecer 2.900 residências pelo período de um mês”, conclui Bezerra.

Reconhecimento
No último dia 15, a Águas do Mirante expôs o projeto Eficientização Energética em geração de ar para sistemas de Lodos Ativados, na 5ª edição do Ena – Encontro Nacional das Águas, no Centro de Convenções da Abimaq, promovido pelo Sindcon – Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto em parceria com a Abcon – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Água e Esgoto, sob o tema ‘Cooperação: o caminho para o acesso ao saneamento’. Na ocasião a empresa apresentou o case da ETE Ponte do Caixão na sessão ‘Tecnologia e inovação – Eficiência Energética’.

Sobre o 5º ENA
Promovido pelo Sindcon – Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto em parceria com a Abcon – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Água e Esgoto, a 5ª edição do Encontro Nacional das Águas aconteceu de 13 a 15 de agosto de 2014, sob o tema ‘Cooperação: o caminho para o acesso ao saneamento’.
Durante o 5º ENA, o Sindcon promoveu o lançamento do 1º Prêmio Sustentabilidade, que tem por objetivo divulgar as melhores iniciativas das empresas privadas no saneamento.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.