Notícias

Ver notícia

Com a ampliação a Estação de Tratamento de Esgoto beneficiará 30 mil habitantes

Após o cumprimento da meta de universalizar o tratamento de esgoto no período de dois anos, a Águas do Mirante intensificou seus esforços e está focada na modernização e ampliação da capacidade de operação do sistema de esgotamento sanitário Piracicaba, com a finalidade de acompanhar a demanda de desenvolvimento e crescimento populacional do município para os próximos 30 anos.

Um dos mais recentes investimentos em andamento é a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Capim Fino, localizada na rodovia Deputado Laércio Corte, km 137,5. A obra consiste na construção de dois módulos de reatores UBOX (Reatores integrados verticalizados – Tratamento Anaeróbio e Aeróbio, com sistema de captação de gás, e sistema de clarificação do efluente), além de uma câmara de contato para passagem do efluente tratado.

“O diferencial desta obra é a concepção do sistema que contempla módulos verticais, agregando inúmeros benefícios, sobretudo ao meio ambiente. Neste quesito, a construção não exige grandes áreas e com isso o ecossistema do entorno da unidade é preservado. O outro benefício está relacionado ao UBOX, um tipo de tratamento que opera pelos sistemas aeróbio e anaeróbio que, associados, geram menos volume de lodo contribuindo ainda mais para a diminuição dos impactos ambientais”, explica Fábio Arruda, gerente de Engenharia e Manutenção.

Atualmente, a unidade operacional trata 22,5 litros por segundo, o que representa o atendimento a 10 mil habitantes. Após a conclusão das obras, estimada para dezembro deste ano, sua vazão passa a ser de 80 litros por segundo, aumentando sua capacidade para 30 mil habitantes. As regiões beneficiadas por este investimento são: Santa Rosa, Capim Fino, o complexo automotivo da Hyundai e o Parque Tecnológico. No total, o projeto conta com o envolvimento de 40 profissionais e será concluído em sete meses, considerando a fase de estudo de viabilidade, execução das obras e montagem dos equipamentos.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.