Notícias

Ver notícia

No último dia 27, os moradores do bairro Tupi e os colaboradores da Associação Atlética Educando pelo Esporte visitaram o viveiro da empresa Bioflora, realizada por meio da oficina “Estrutura de Viveiro Educador”. A atividade promovida pela concessionária Águas do Mirante, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Engepav, Florespi, Aegea, Instituto Equipav, Semae e a Prefeitura Municipal de Piracicaba, integra o pacote de ações socioambientais do Programa Piracicaba Rede 100%.

A ação promovida pela área de Projetos Socioambientais, faz parte do módulo “Estruturação de um Viveiro Educador” do projeto “Noções práticas de construção sustentável”, no qual são apresentadas as técnicas ecológicas para obras, aplicadas com o objetivo de minimizar os impactos no meio ambiente, provenientes deste tipo de ação. A carga horária do curso é de 30 horas, distribuídas em várias sessões, os participantes dos 22 bairros contemplados pelo programa, terão exposições teóricas e ao final do projeto, os alunos vão acompanhar a construção de um viveiro, utilizando a metodologia aprendida no curso.

Na oportunidade, os convidados participaram de uma palestra sobre a importância do reflorestamento e preservação das matas ciliares, ministrada pela equipe técnica da Bioflora. Após o bate-papo, os visitantes conferiram todas as etapas do processo de plantio e cultivo das mudas, desde o recebimento das sementes, até a fase de colheita e venda.

“Nós já havíamos participado de outras ações sustentáveis, porém, esta é a primeira vez que visitamos um viveiro. A experiência foi importante para sabermos quais são os órgãos responsáveis pelas questões de reflorestamento e conservação ambiental, para podermos assegurar a preservação de matas ciliares dos ribeirões e córregos que existem em nossa área, e desta forma, promover melhorias à região como um todo”, esclarece Carlos Marco da Silva, líder comunitário do bairro Tupi.

IMG_8035

Assim como os moradores do Tupi, que estiveram pela primeira vez em um viveiro, esta também, é uma experiência inédita para os colaboradores da Associação Atlética Educando pelo Esporte. “Ter a oportunidade de participar deste tipo de atividade, é gratificante para nós educadores, pois as ações socioambientais, além de proporcionarem uma experiência diferenciada, agregam conhecimentos específicos, que podemos compartilhar com os alunos, com isso, ampliamos o acesso das crianças a este tipo de informação, complementando as disciplinas voltadas à parte social”, explica Evaldo Fernandes (Gafanhoto), professor de Educação Física da Associação Atlética Educando pelo Esporte.

De acordo com Guilherme Faganello, gerente de Produção do viveiro Bioflora, os benefícios deste tipo de ação, alcançam a população em geral. “O contato com as comunidades e o meio privado, nos auxilia a construir um diálogo direto com a sociedade sobre a importância do trabalho desenvolvido aqui, pois ao promovermos práticas de preservação ambiental, os resultados obtidos refletem significamente na vida de todos”, ressalta Faganello.

“A visita foi realizada com o objetivo de apresentar toda a estrutura que compõem um viveiro, tanto na parte administrativa, quanto nos processos de plantio e colheita. Além disso, trabalhamos com propósito de conscientizar as comunidades e as instituições corporativas, sobre a importância do desenvolvimento de práticas que auxiliem na preservação ambiental em um âmbito geral”, conclui Maria Aparecida Draheim, gestora de Projetos Socioambientais da Águas do Mirante.

IMG_8053

Compartilhar:

Veja Também

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.