Notícias

Ver notícia

Grupo será responsável pela elaboração e implementação de ações que assegurem as condições necessárias para aumentar as oportunidades de carreira à população negra

Colaboradores da Águas do Mirante foram nomeados recentemente para compor o Comitê de Diversidade e Igualdade Racial da Aegea SP. O grupo reúne membros das três concessionárias da Aegea no Estado de São Paulo e terá como principal missão pensar, elaborar e realizar ações que contribuam para implementação do programa Respeito Dá o Tom nas unidades de Piracicaba, Holambra e Matão.

Dados estatísticos do IBGE e do Movimento Todos Pela Educação revelam que 54% da população brasileira é negra, considerando pretos e pardos; entretanto somente 5% chegam a cargos de chefia nas empresas do país. Se considerada a taxa de desemprego, os índices são de 9,5% entre brancos e 28,5% entre negros. A média nacional de salários também revela a desigualdade: brancos recebem R$ 2.660,00 e R$ 1.410,00. Para a mulher negra a situação é ainda mais complicada, pois ela chega a receber em média metade da renumeração de um homem branco.

Com o objetivo de contribuir para a redução dessa desigualdade e trabalhar efetivamente pelo aumento de oportunidades para a população negra; a Aegea, holding a qual pertence a Águas do Mirante, está implantando o programa Respeito Dá Tom em todas as 48 unidades que compõem o grupo.

O programa prevê que todas as unidades serão responsáveis por desenvolver desde ações de sensibilização e projetos de capacitação até o aumento efetivo das oportunidades para a população negra nas empresas que compõem o grupo. O projeto Respeito Dá o Tom foi lançado oficialmente para o público externo, no final de setembro, na cidade de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, onde a Aegea mantem sua concessão mais antiga Águas de Guariroba. Para as unidades de São Paulo, o evento de lançamento está previsto para o final deste mês de novembro.

Os trabalhos de sensibilização, entretanto, já estão em desenvolvimento. Foram realizadas palestras sobre o tema “Mercado de Trabalho para a População Negra e Autodeclaração” nas 3 unidades do Estado, ministrada pelo professor doutor da Unesp de Araraquara, antropólogo, mestre e doutor em Ciências Sociais, Dagoberto José da Fonseca, que apresentou didaticamente todo o passado de crueldade e desigualdade a qual a população negra foi submetida ao longo da história brasileira, contextualizando, dessa forma, a situação atual dos negros no país, sobretudo em relação à educação e mercado formal de trabalho.

As ações de sensibilização incluem também a realização de rodas de conversas mensais com todos os colaboradores e ampla divulgação interna e externa de novas vagas de acesso ao grupo.

“O maior objetivo do programa Respeito Dá o Tom é a equidade nas oportunidades de acesso às nossas empresas, bem como garantir a possibilidade de crescimento profissional dos colaboradores que já estão no grupo e se autodeclaram negros. E, sobretudo, atuar para que nosso ambiente de trabalho esteja livre de racismo, preconceito e discriminação. É um grande desafio que está mobilizando intensamente nossas equipes”, avalia o diretor executivo da Aegea SP, Marcos de Araújo.

Informações complementares:
Ações para a diversidade e igualdade racial na Aegea

Empregabilidade
• Ampliar a divulgação e o acesso de candidatos negros às vagas de emprego
• Tornar obrigatório a participação de profissionais negros em todos os processos seletivos. Para isso, podem ser realizados recrutamento dentro das comunidades negras
• Criação de programas de trainees e jovens aprendizes direcionados à população negra

Desenvolvimento
• Acesso ao conteúdo online oferecidos pela Academia Aegea
• Parceria com instituições e outros órgãos para divulgação de temas relacionados à igualdade racial

Relacionamento
• Contato permanente com associações que atuam na igualdade racial em cada cidade, promovendo a reflexão do tema junto aos funcionários e aos diferentes públicos de relacionamento
• Criação de Comitê Regional da Diversidade e Igualdade Racial em cada unidade, com reuniões periódicas.
• Agendamentos de visitas das comunidades negras às concessionárias

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Análises Saiba mais
Análises

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.