Notícias

Ver notícia

Na última semana, a concessionária Águas do Mirante, deu início a execução do projeto de melhorias do sistema de esgotamento sanitário que atende ao bairro Algodoal. Planejado pela área de Engenharia e executado pela equipe técnica de Manutenção, as obras têm a finalidade desviar parte do fluxo de esgoto da Rua Rafael Ducatti e direcioná-lo ao coletor da Avenida Cristóvão Colombo.

No período de 30 dias, serão executadas obras nas ruas Manoel Oliveira Diniz, João Granner, Terenzio Galesi e nas avenidas Cristóvão Colombo e Ponte do Caixão. Neste ínterim, haverá interdição parcial dos locais durante horário comercial para a execução do projeto. No total, serão remanejados 450 metros de rede com diâmetro nominal de 150 milímetros e profundidade média de 3,00 metros.

O plano de ação surgiu, após a avaliação dos índices de extravasamentos registrados nesta área. Desde o início da operação da Águas do Mirante no município, até o momento, foram executadas 214 desobstruções na rede de esgoto desta região. Só no primeiro trimestre de 2016, registrou-se o índice de 56 ocorrências, todas provenientes de ligações irregulares. Além disso, a concessionária emitiu no período de janeiro a março deste ano, mais de 40 notificações para os moradores das ruas Rafael Ducatti e Gertrudes Barbosa Moretti, logradouros com o maior número de incidência dos casos.

Além disso, foi realizado um mapeamento da região, no qual constatou-se que, aproximadamente 60% dos casos, estão relacionados a um número significativo de imóveis com ligações irregulares de água de chuva (pluvial) na tubulação de esgoto, fazendo com que a tubulação de esgoto em dias de chuva não supra a vazão, causando retornos internos e do efluente.

De acordo com o gerente de Engenharia e Manutenção, Fábio Arruda, a promoção de melhorias na rede coletora de esgoto de uma determinada área, agrega benefícios a sociedade como um todo, entretanto, para que as ações tenham efetividade, é necessária que a população colabore regularização das ligações.

“O projeto foi planejado com o principal objetivo de minimizar os casos de extravasamento, inibir os índices de retorno de esgoto e sanar o desconforto que este tipo de problema causa. Nossa proposta é oferecer soluções que contribuam com a melhoria da qualidade de vida e saúde da população, contudo, é importante destacar que este trabalho deve ser feito em parceria junto aos moradores desta área, que devem se regularizar ao sistema, pois a permanência das ligações irregulares na rede coletora, implica na reincidência dos problemas de vazamento em dias de chuva, por isso, pedimos a cooperação de todos, e desta forma, eliminarmos definitivamente o transtorno”, ressalta Arruda.

Além das intervenções, será feito um trabalho de orientação aos moradores, com entrega de folhetos explicativos sobre as ligações de rede de água pluvial separada da rede coletora de esgoto. Os interessados podem esclarecer as dúvidas sobre o tema, acionando a Águas do Mirante pela Central de Atendimento ao cliente do Semae pelos telefones 0800 772 9611 ou 115.

Folheto ligações

Parte interna do folheto que será distribuído à população

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.