Notícias

Ver notícia

Investigar, eliminar os pontos de lançamentos de esgotos clandestinos e preservar os rios e córregos de Piracicaba. É nesta perspectiva que a Águas do Mirante, em parceria com o Serviço Municipal de Água e Esgoto, executa mais uma etapa do plano de ação em combate ao despejo de efluentes irregular nos afluentes do município.

Nesta fase, o foco principal é a contenção de lançamentos de esgotos clandestinos na bacia do córrego do Itapeva que teve início em setembro de 2014, com as obras de readequação de rede coletora de esgoto na área central do município, que englobaram intervenções nas ruas Bom Jesus, Treze de Maio e São João. Com esta melhoria cerca de 15 litros por segundo de esgoto in natura, deixaram de ser despejados irregularmente no referido córrego. Até o final do primeiro semestre de 2015, serão substituídos cerca de 720 metros de rede.

Conforme o cronograma de atividades, neste mês de março, serão realizadas investigações, bem como o início das intervenções na Avenida Torquato da Silva Leitão e na rua Campo Salles até a Armando Salles de Oliveira. Paralelamente, a empresa executa obras na rua Carlos Gomes, esquina com a avenida Trinta e um de Março, também com o objetivo de remanejar a rede e sanar definitivamente, os lançamentos de despejo de esgoto clandestinos destes pontos.

No total o plano de ação, estabelecido para esse ano, envolve a análise em 10 pontos, localizados na área central do município. Ao todo a operação é composta por seis etapas, sendo elas: investigação dos pontos; identificação das ligações clandestinas; elaboração do projeto de readequação da rede coletora de esgoto; aprovação do projeto junto ao Semae; comunicado prévio à população sobre as intervenções e execução das obras.

De acordo com o gerente de Engenharia, Fábio Arruda, as equipes técnicas do Semae e da concessionária Águas do Mirante, têm atuado intensamente para solucionar definitivamente os despejos clandestinos. “Desde o início das nossas atividades no município, adotamos junto à autarquia, procedimentos para minimizar os índices de lançamentos clandestinos nos córregos de Piracicaba. O pacote de obras de melhorias contemplam substituições de mais de 2.731 metros de rede, explica o gerente.

Ainda segundo o gerente, a eliminação dos pontos de lançamentos clandestinos nos afluentes, é um compromisso que deve ser assumido por todos, inclusive pela população. “Ao cumprirmos a meta da universalização do tratamento de esgoto, a Águas do Mirante e o Semae adotaram como prioridade a contenção dos despejos irregulares, com isso contribuímos ativamente com a preservação dos recursos hídricos da cidade. No entanto, os munícipes também deve fazer sua parte, executando corretamente a ligação de esgoto, sem direcionar o esgoto para as galerias de águas pluviais (água de chuva)”, esclarece Arruda.

De acordo com Gilberto Pissinato, engenheiro do Semae, com a conclusão das obras do Programa Rede 100%, o foco passa a ser a fiscalização e contenção de lançamentos de esgotos domésticos “in natura”, nos afluentes do município. “Após a fase de implantação de todo o sistema faltante para o tratamento e coleta do esgoto do município – Estações de Tratamento de Esgoto, Elevatórias, interceptores, coletores e emissários -, conforme orientações do presidente do Semae, Vlamir Augusto Schiavuzzo, partimos para uma segunda etapa, planejada com o objetivo de eliminar o descarte de efluentes clandestinos que vão diretamente para córregos e rios sem o devido tratamento”, explica Pissinato.

Diante disso, as equipes técnicas da Águas do Mirante e Semae, têm implementado alternativas para detectar pontos de lançamento destes despejos em volumes perceptíveis na contaminação dos córregos e rios. As ações ocorrem por meio de vistorias e fiscalizações realizadas em conjunto, elaboração de estudos, projetos e definição das obras necessárias para solucionar o problema, encaminhando o efluente ao seu destino correto, ou seja, interligando as ligações da rede ao sistema público de coleta de esgoto e desta forma, receberem o tratamento adequado.

Segundo Pissinato, o apoio dos munícipes é fundamental e facilita a localização dos pontos clandestinos. “A população também tem nos auxiliado através das informações, que tão logo identificadas, recebem o tratamento adequado”, ressalta o engenheiro.
“É importante destacar que já estamos identificando os trechos de despejos irregulares e fazendo a sua adequação, com isso, conferimos mais eficiência e qualidade de todo o sistema de esgoto do município de Piracicaba”, conclui Pissinato.

Relação de obras executadas para eliminar os pontos de lançamentos de esgoto clandestino.

Período da operação: Julho de 2012 até a presente data

• Rua Rafael Ducatti – Bairro Algodoal;
• Travessia do Ribeirão do Piracicamirim;
• Rua Alberto Neme – Jd. Morada do Sol;
• Rua Murici – Jd. Residencial Java;
• Avenida Armando Salles – Centro;
• Rua Rangel Pestana esquina com Avenida Beira Rio – Centro;
• Avenida Torquato da Silva Leitão – São Dimas;
• Rua Carlos Gomes – Higienópolis;
• Rua Joana D’Arc – Jd. Monumento;
• Rua José Micheletti com Rua Dom Pedro I – Centro
• Avenida Campos Salles com Avenida Armando Salles de Oliveira – Centro
• Rua Nossa Senhora do Carmo – Santa Terezinha;
• Vielas do Algodoal no final da Rua Humberto Provenzano;
• Rua 13 de Maio – Bairro Alto
• Rua Bom Jesus – Bairro Alto
• Rua São João – Bairro Alto

Compartilhar:

Veja Também

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.