Notícias

Ver notícia

O compromisso com a sustentabilidade permeia os trabalhos desenvolvidos pelas unidades operacionais da Aegea Saneamento, holding que busca melhorias contínuas na qualidade de vida de milhares de pessoas que habitam os municípios onde atua. Além dos investimentos constantes em infraestrutura para a universalização do serviço de saneamento básico, a Aegea também concentra esforços na redução de perdas de água e no consumo de energia limpa.

A partir do segundo semestre de 2022, as concessionárias Mirante e Águas de Matão, localizadas nas cidades de Piracicaba e Matão (interior de São Paulo), irão operar com uma parte significativa de energia fotovoltaica (solar), fruto de parceria entre a Regional SP da Aegea Saneamento, administradora das concessionárias, e a Raízen, empresa integrada de energia e que possui mais de 20 usinas de energia renovável em diferentes regiões do país, sendo 3 delas no Interior de São Paulo.

“Na Raízen, acreditamos que o futuro da matriz energética nacional está na valorização de fontes sustentáveis e, por isso, reforçamos, em todos os movimentos de negócios, o papel de protagonista na transição energética. A parceria com diferentes empresas e negócios é a solidificação da nossa crença de que a energia do futuro é parte fundamental da nossa atuação”, declarou Frederico Saliba, vice-presidente de Energia e Renováveis, da Raízen.

Duas usinas de energia fotovoltaica, uma para cada unidade, serão instaladas pela Raízen na cidade de Taquaritinga (interior de São Paulo). Cada usina ocupará área de 82 hectares onde serão dispostos 6.000 painéis para captação da luz solar. De acordo com o engenheiro da Aegea Saneamento, Emerson Santana Rocha, a capacidade de geração de energia em cada usina é de 100MWh/mês. “Essa energia daria para abastecer o equivalente a 700 residências. Levando em conta as duas usinas, seriam aproximadamente 1.400 residências”, contabiliza. A Raízen tem capacidade de geração de energia de mais de 350MW e prevê a expansão de novas usinas de Geração Distribuída Compartilhada para 18 estados e o Distrito Federal até o final de 2022.

A energia solar representa um modo de produção energética renovável, sem praticamente nenhum impacto ambiental. Por isso, algumas unidades da Aegea já operam também com energia solar. “A parceria da Regional SP com a Raízen segue modelo de outras unidades do grupo. Hoje temos 18 com contratos similares em operação ou em implantação nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande de Sul, Espírito Santo, Amazonas, Piauí e Maranhão, além de São Paulo”, observa Emerson.

A iniciativa integra o pilar ambiental da política de sustentabilidade da Aegea Saneamento. Fazem parte desse pilar a gestão dos aspectos e impactos associados às atividades desenvolvidas pelo grupo; busca contínua pela eficiência energética; utilização sustentável dos recursos naturais, em especial da água; e melhoria contínua do desempenho ambiental.

A diretora presidente da Mirante e da Águas de Matão, Silvia Leticia Tesseroli, comemora mais essa conquista na busca incansável por soluções sustentáveis. “Faz parte da cultura empresarial, incentivar a inovação e a preservação dos recursos naturais. Neste caso em especial, as fontes fotovoltaicas permitem que haja uma produção energética sem qualquer descarte de CO2 na atmosfera e utilização de combustíveis fósseis. A partir do uso de energia limpa e renovável, contribuímos diretamente para o meio ambiente e esse é um dos nossos maiores legados”, afirma Silvia.

RAÍZEN

 A Raízen é referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando o portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20’21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Conta com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. A capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e a Raízen produziu, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21, comercializou 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Está entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.