Notícias

Ver notícia

A Aegea Saneamento, holding da qual faz parte a concessionária Mirante, ampliou sua parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de participar mais ativamente da maior rede corporativa de sustentabilidade do mundo.

A companhia, que desde 2016 aderiu aos princípios do Pacto Global, neste momento potencializa sua participação para os próximos quatro anos, agora como apoiadora institucional exclusiva do setor de saneamento básico.

COMPROMISSO COM ESG

Este novo passo consolida os compromissos da Aegea com os princípios ESG (sigla para boas práticas ambientais, sociais e de governança), totalmente alinhados ao modelo de negócios da companhia.

A Aegea é reconhecida pela sua eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis. Tem reconhecimento ainda pelas iniciativas na área ambiental e licença social para operar.

Líder do setor privado de saneamento, intrinsecamente ligada aos conceitos ESG, a Aegea atualmente leva água tratada e serviços de esgoto para mais de 21 milhões de pessoas, em 153 municípios de todo o país.

TRANSFORMAÇÃO QUE BENEFICIA POPULAÇÃO VULNERÁVEL

A Aegea reforça a parceria com a ONU por saber da responsabilidade como agente de transformação socioeconômica e ambiental no Brasil, principalmente por beneficiar a população mais vulnerável.

A afirmação é do CEO da Aegea, Radamés Casseb. “Queremos difundir nossas práticas e engajar parceiros para que os desafios da Agenda 2030 sejam alcançados”, completa ele.

A Agenda 2030 reúne ações globais práticas para atingir 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, traçados para erradicar a pobreza e promover uma vida mais digna a todos. Sempre respeitando o meio ambiente.

AEGEA COORDENA UMA DAS PLATAFORMAS DO PACTO GLOBAL

A Aegea coordena a Plataforma de Ação pela Água da Rede Brasil do Pacto Global, que reúne grandes empresas e instituições da sociedade civil. A busca é por construir uma agenda de governança em água.

A partir dessa agenda, a ideia é promover a adoção de práticas sustentáveis relacionadas à resiliência hídrica, especialmente para preparar melhor a sociedade para momentos de crise.

BUSCA PARA QUE TODOS TENHAM ACESSO AO SANEAMENTO

“Mesmo antes dos compromissos assumidos com o Novo Marco Legal, a Aegea já buscava a universalização dos serviços nos territórios em que atua”, afirma Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea.

“O compromisso é o de garantir o acesso, sem deixar ninguém para trás. Nossas práticas vão além das metas do ODS 6 (Água Potável e Saneamento), pois entendemos que é nosso dever atuar incessantemente pelo desenvolvimento sustentável dos territórios”, diz.

PARCERIA INSPIRADORA PARA OUTRAS EMPRESAS

Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, diz que a parceria reforça esse novo momento. “A ampliação da parceria com a Aegea, que é referência em saneamento, vai inspirar outras companhias e setores com seus exemplos de boas práticas”, afirma.

Para o executivo, a participação das empresas privadas é essencial para potencializar o cumprimento da Agenda 2030, em especial no enfrentamento aos desafios socioambientais.

REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL

Os impactos positivos da universalização do saneamento são notórios por reduzir a mortalidade infantil, as doenças e gastos com saúde, além de gerar empregos e melhorar o rendimento escolar, demonstrando que um novo cenário para as gerações futuras pode e deve ser construído agora”, afirma.

A Aegea Saneamento acredita que, com mais essa iniciativa, reforça seu esforço na busca pela universalização do saneamento básico, por um país com tratamento de água e esgoto adequado a todos.

 

Compartilhar:

Veja Também

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.