Notícias

Ver notícia

Foram, aproximadamente, 8.000 ocorrências desse tipo ao longo do ano

No ano passado (2023), as equipes de Serviços da Mirante fizeram cerca de 8.000 desobstruções na rede coletora de esgoto. Desse montante, 21% por excesso de gordura e 42% por descarte de lixo na rede.O restante (37%) foi causado por acúmulo de terra, além de outros materiais.

O número (8.000) mostra que ainda é muito grande a quantidade de pessoas que descarta óleo de cozinha usado, e gorduras em geral, nas pias, além de usarem o vaso sanitário como lixeira.

“Realizamos limpeza preventiva nos coletores da cidade com o intuito de baixar essa quantidade de ocorrências, mas o uso incorreto da rede coletora, como descarte de lixo e lançamento irregular de águas pluviais na rede de esgoto, aumentam significativamente este indicador, principalmente nos períodos de chuva”, afirma a coordenadora de Operações da Mirante, Flavia Miranda Ribeiro.

Além de os entupimentos causarem transtorno aos moradores, o próprio tratamento de esgoto é afetado, uma vez que o uso incorreto da rede coletora de esgoto faz com que todo esse lixo pare nos gradeamentos das estações elevatórias de esgoto e nas estações de tratamento, o que pode danificar equipamentos, entre eles bombas e válvulas, entre outros.

O PROCESSO

As desobstruções são feitas por meio de varetas de aço com uma ponteira em formato de flecha que, ao ser introduzida na rede coletora, remove o que está impedindo o escoamento do esgoto na tubulação. Caso este tipo de serviço não seja suficiente para desobstruir a rede, é utilizado um caminhão de alta pressão.

“Já encontramos obstruções motivadas até pelo descarte de um cobertor na rede de esgoto, isso sem falar em outros objetos, como panos, fraldas, absorventes, por exemplo”, comenta Flavia.

Por isso, lembra a coordenadora, é tão importante as campanhas de conscientização sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. “Usar a rede corretamente é não descartar lixo, cabelo, roupas íntimas, papel higiênico, entre outros itens, nos vasos sanitários. O mesmo vale para óleo e gorduras nos ralos das pias e, para finalizar, certificar-se que a rede pluvial (água de chuva) esteja separada da rede de esgoto”, conclui Flavia.

PLANO ÁGUAS DE VERÃO

Para minimizar as ocorrências de entupimentos e extravasamentos de esgoto, a Mirante vem colocando em prática, desde outubro de 2023, o Plano Águas de Verão. O objetivo é conscientizar a população para reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente na rede, além de orientar sobre a separação da rede pluvial da rede de esgoto

As áreas de Serviços e Responsabilidade Social da Mirante vem realizando encontros com moradores de vários bairros da cidade para orientar sobre o uso correto da rede de esgoto, especialmente a separação da rede pluvial da rede de esgoto. “Esse é um dos principais motivos de entupimento e extravasamento de esgoto, especialmente no período chuvoso”, diz a coordenadora de Responsabilidade Social da concessionária, Andréia Ferreira.

Quer receber o Plano Águas de Verão no seu bairro/associação? Entre em contato pelo e-mail responsabilidadesocial@miranteppp.com.br .

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 500 cidades de 16 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.