Notícias

Ver notícia

A reflexão sobre as atitudes do indivíduo e a valorização das boas práticas em prol da conservação e preservação dos recursos naturais tornaram-se centro das discussões nessa semana e despertaram o interesse de lideranças comunitárias, autoridades, público acadêmico e a população em geral, no 2º Encontro de Meio Ambiente, promovido pela concessionária Mirante, em parceria com o Semae e a Prefeitura.

Reunidos no auditório da Associação Comercial de Piracicaba – ACIPI, o evento apresentou cases de sucesso de instituições públicas, privadas e de ensino, que compartilharam as experiências bem-sucedidas que ratificaram a importância da atuação em conjunto, na manutenção de um ambiente mais saudável e preservado.

Em seu discurso de abertura do evento o prefeito Barjas Negri, destacou as iniciativas instituídas na cidade a favor das questões relacionadas ao meio ambiente. “Temos que ficar muito orgulhosos por um município com o porte de Piracicaba, ser referência nacional em gestão ambiental em vários segmentos e ainda gerar emprego, renda e ser sustentável”, destacou o prefeito.

Durante a exposição dos trabalhos, o Semae, representado na figura do presidente do Semae, José Rubens Françoso, reforçou a importância das iniciativas realizadas em conjunto, que inserem o município em uma posição de destaque no panorama nacional do saneamento. “O trabalho desenvolvido há 50 anos em Piracicaba é motivo de orgulho, o município está entre as melhores no ranking do setor, isso é resultado de uma história construída com empenho e baseada no respeito ao meio ambiente”, ressaltou o presidente.

Já anfitriã do evento, representada pelo presidente Ricardo Miranda e Fábio Arruda, diretor executivo, apresentou um dos cases de maior sucesso da concessionária: a mudança da concepção de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto Piracicamirim, que além de ampliar sua capacidade de atendimento, eliminou o lançamento de gás sulfídrico e solucionou definitivamente o problema de odor. “Ao assumir a operação no município, nosso principal desafio consistiu em executar as intervenções na unidade sem interromper o processo ou comprometer a operação. Somamos os esforços e conseguimos realizar as obras dentro do prazo, com isso, agregamos maior eficiência ao tratamento e contribuímos diretamente com a qualidade de vida da população ao entorno”, explicou Arruda.

O evento contou com um resgate histórico do Consórcio PCJ, que completa 30 anos em 2019, realizada pelo assessor técnico da entidade, Flávio Forti Stenico.

Além dos investimentos implementadas no âmbito de saneamento, as experiências provenientes com coleta seletiva e reciclagem, na preservação do ambiente e geração de trabalho e fonte de renda foram compartilhadas pela Cooperativa Reciclador Solidário. “Participar desse tipo de evento é uma oportunidade de conscientizar a todos sobre a importância do nosso trabalho, que de alguma forma ajuda o meio ambiente e nos mostra que estamos no caminho certo”, relatou a cooperada, Elissandra Alves da Cunha.

A formação do senso crítico e de uma sociedade mais sustentável por meio da educação ambiental, bem como o incentivo às ações coletivas, foram representados pela USP Recicla e a Escola Estadual Professor Manassés Ephrain Pereira, que compartilharam os bons resultados obtidos pelos projetos implantados. “Nossas ações são realizadas através do incentivo dos professores, que nos orientam a nos tornarmos pessoas melhores, assumindo responsabilidades, entendendo que cada um precisa pensar nas atitudes que faz em relação ao meio ambiente, pois uma decisão tomada agora, pode refletir no futuro e prejudicar a todos. O evento ajudou a dar visibilidade a escola e aos trabalhos realizados, explica João Vitor Macedo Silva, aluno do 9º ano.

Ao final do evento, todos as experiências apresentadas receberam um certificado de reconhecimento de suas atividades em prol do meio ambiente. “O evento de hoje foi um sucesso, pudemos celebrar as iniciativas e comemorar o trabalho realizado pelo município. Hoje, são poucas PPPs que em tão pouco tempo, apresentaram um resultado satisfatório como o que temos em Piracicaba. Por esse motivo, que temos o orgulho em participar desta história e ajudar a construir um legado”, concluiu Ricardo Miranda, presidente da concessionária Mirante.

Compartilhar:

Veja Também

Análises Saiba mais
Análises

A Mirante possui um controle de qualidade rigoroso que avalia a caracterização completa dos efluentes.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.