Notícias

Ver notícia

Lançado oficialmente na terça-feira (11), prêmio é voltada para jornalistas que atuam em Piracicaba e Região

Durante um encontro descontraído entre jornalistas e colaboradores da Mirante, foi lançado, na última terça-feira (11), o 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável, voltado para jornalistas que atuam em Piracicaba e Região. As inscrições vão até o dia 20 de julho no site www.miranteppp.com.br, onde os jornalistas também têm acesso ao Regulamento.

O lançamento ocorreu no Mini Auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) que, juntamente com o Curso de Gestão Ambiental da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), apoiam a iniciativa.

De acordo com a professora Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz, coordenadora do curso da Esalq, “é muito importante essa aproximação entre Academia e empresas, como é o caso da Mirante, que desenvolve um importante serviço numa área tão essencial para o meio ambiente, como é o saneamento”.

Para Eliana Teixeira, jornalista e editora de conteúdo da revista digital O Canal da Lili, “O 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável, além de dar visibilidade a temáticas voltadas ao desenvolvimento sustentável, é uma oportunidade de valorização do trabalho de profissionais da comunicação de Piracicaba e região. Parabéns à Mirante pela oportuna iniciativa”.

O Prêmio, segundo a jornalista e gestora socioambiental Daniele Ricci, propõe que os jornalistas pensem em conjunto sobre questões que envolvem a sustentabilidade. “Como uma empresa de saneamento, a Aegea abre espaço para ideias de novos atores na composição de uma linha voltada ao cuidado com a natureza e o meio ambiente”, afirmou Daniele.

O fotógrafo Bolly Vieira também é um dos profissionais que abraçaram a iniciativa da Mirante. “O prêmio, especialmente pela importância do tema, nos motiva e faz com que pensemos de uma maneira mais focada nas questões que envolvem a sustentabilidade”, disse.

“Assim como as concessionárias tratam a água e o esgoto, a imprensa tem o papel importantíssimo de informar a população por meio das notícias, fazendo a apuração, ouvindo todos os lados envolvidos, entregando conteúdo transparente, de qualidade e de relevância para as pessoas. Um trabalho fundamental para ampliar a estrutura de saneamento básico no país”, afirmou o diretor presidente da Mirante, André Borges.

OBJETIVO – Para que o avanço do setor de saneamento aconteça é necessário responsabilidade socioambiental e um posicionamento de maior protagonismo para promover o desenvolvimento sustentável dos espaços urbanos e territórios onde a concessionária atua.

Nesse sentido, o 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável tem o objetivo de fomentar na região a produção de conteúdo trazendo mais luz para toda a temática que envolve saneamento básico, impacto social e desenvolvimento sustentável.

Estimular a produção de reportagens sobre saneamento e sua relação direta com a preservação do meio ambiente, saúde pública, desenvolvimento urbano e inclusão social é a resposta que a Mirante dá para a sociedade em um momento em que temos a responsabilidade de promover a conscientização, ampliar o conhecimento, o interesse e, consequentemente, as boas práticas no cuidado e na relação com como o meio ambiente e com os nossos recursos naturais.

O prêmio tem também o objetivo de reconhecer o trabalho dos jornalistas na difusão de ações, ideias e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável com foco especial na proteção do meio ambiente.

Sobre o Prêmio

São três categorias:

  1. Jornalismo Impresso | Fotojornalismo
  2. Telejornalismo | Radiojornalismo
  3. Webjornalismo

Podem ser inscritas reportagens publicadas em veículos de Piracicaba e Região no período de 1º de janeiro a 30 de outubro de 2024. A divulgação e a entrega das premiações estão previstas para dezembro de 2024. Podem participar jornalistas com registro profissional e os que comprovem atividade profissional pelo prazo mínimo de cinco anos. Para cada categoria será selecionado um trabalho que receberá como prêmio o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Entre as abordagens indicadas para o desenvolvimento das pautas estão:

– Mudanças climáticas e segurança hídrica;

– Impacto social e avanço do esgotamento sanitário no desenvolvimento urbano sustentável;

– Boas práticas e iniciativas voltadas à educação, cultura e participação da sociedade no uso consciente da água, cuidados com a rede de esgoto e com a preservação do meio ambiente;

– Cases e ações inovadoras no manejo de resíduos em prol da preservação ambiental.

SERVIÇO

1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável

Inscrições: até 20 de julho de 2024

Onde: no site www.miranteppp.com.br

Quem pode participar: jornalistas de Piracicaba e Região

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.