Notícias

Ver notícia

Iniciativa é voltada para jornalistas que atuam em Piracicaba e Região

Buscando reconhecer e valorizar reportagens jornalísticas que abordem temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e saneamento básico, a Mirante lança o 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável. O lançamento acontece após o recente reconhecimento de boas práticas em Avanço no Tratamento de Esgoto de Piracicaba, por meio do 8º Prêmio Casos de Sucessos em Saneamento Básico, promovido pelo Instituto Trata Brasil. Esse reconhecimento é o resultado do trabalho, parcerias e de todo investimento realizado pela concessionária Mirante nos últimos 12 anos no município.

Para o avanço do setor de saneamento é necessário responsabilidade socioambiental e um posicionamento de maior protagonismo para promover o desenvolvimento sustentável dos espaços urbanos e territórios onde a concessionária atua.

Nesse sentido, o 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável tem o objetivo de fomentar na região a produção de conteúdo trazendo mais luz para toda a temática que envolve saneamento básico, impacto social e desenvolvimento sustentável.

Estimular a produção de reportagens sobre saneamento e sua relação direta com a preservação do meio ambiente, saúde pública, desenvolvimento urbano e inclusão social é a resposta que a Mirante dá para a sociedade em um momento em que temos a responsabilidade de promover a conscientização, ampliar o conhecimento, o interesse e, consequentemente, as boas práticas no cuidado e na relação com como o meio ambiente e com os nossos recursos naturais.

O prêmio tem também o objetivo de reconhecer o trabalho dos jornalistas na difusão de ações, ideias e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável com foco especial na proteção do meio ambiente.

O 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável tem apoio institucional da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e do Curso de Gestão Ambiental da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

O lançamento oficial acontece no dia 11 de junho, às 19h, no Mini Auditório da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), na Rua Prudente de Moraes, 463 – Centro.

“Assim como as concessionárias tratam a água e o esgoto, a imprensa tem o papel importantíssimo de informar a população por meio das notícias, fazendo a apuração, ouvindo todos os lados envolvidos, entregando conteúdo transparente, de qualidade e de relevância para as pessoas. Um trabalho fundamental para ampliar a estrutura de saneamento básico no país”, afirma o diretor presidente da Mirante, André Borges.

Sobre o Prêmio

São três categorias:

  1. Jornalismo Impresso | Fotojornalismo
  2. Telejornalismo | Radiojornalismo
  3. Webjornalismo

Podem ser inscritas reportagens publicadas em veículos de Piracicaba e Região no período de 1º de janeiro a 30 de outubro de 2024.

O regulamento completo e o formulário de inscrição estarão disponíveis no site www.miranteppp.com.br a partir de 12 de junho.

A divulgação e a entrega das premiações estão previstas para dezembro de 2024. Podem participar jornalistas com registro profissional e os que comprovem atividade profissional pelo prazo mínimo de cinco anos.

Entre as abordagens indicadas para o desenvolvimento das pautas estão:

– Mudanças climáticas e segurança hídrica;

– Impacto social e avanço do esgotamento sanitário no desenvolvimento urbano sustentável;

– Boas práticas e iniciativas voltadas à educação, cultura e participação da sociedade no uso consciente da água, cuidados com a rede de esgoto e com a preservação do meio ambiente;

– Cases e ações inovadoras no manejo de resíduos em prol da preservação ambiental.

Os critérios avaliados pela Comissão Organizadora serão:

– Adequação ao tema;

– Criatividade;

– Inovação (linguagem, abordagem, apresentação);

– Apuração das informações;

– Abrangência da abordagem;

– Grau de dificuldade para a execução da reportagem e zelo pela ética jornalística, dando oportunidade para a manifestação de todas as partes envolvidas na questão.

Os trabalhos considerados montagens, cópias, plágios e que contenham informações ou fontes de origem duvidosa serão imediatamente desclassificados pelos jurados.

Sobre a premiação

Para concorrer, os interessados só poderão se inscrever com um trabalho por categoria:

  1. Jornalismo Impresso | Fotojornalismo
  2. Telejornalismo | Radiojornalismo
  3. Webjornalismo

Para cada categoria será selecionado um trabalho que receberá como prêmio o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

SERVIÇO

1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável

Inscrições: de 12 de junho a 20 julho de 2024

Regulamento: www.miranteppp.com.br

Quem pode participar: jornalistas de Piracicaba e Região

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Sala de Imprensa Saiba mais
Sala de Imprensa

Confira as últimas notícias da Mirante e saiba mais sobre obras, programas e projetos.