Encontro Meio Ambiente

1º Encontro de Meio Ambiente realizado no auditório da ACIPI.

Evento de meio ambiente reúne diversos segmentos da sociedade

O trabalho de sensibilização das comunidades no debate e realização de boas práticas ambientais foi o destaque do 1º Encontro de Meio Ambiente da Águas do Mirante, que lotou, dia 20/06, o auditório da Associação Comercial de Piracicaba. O evento conseguiu reunir, em um único evento, representantes do poder público, da iniciativa privada, da área acadêmica e diversos segmentos da sociedade, com um interesse comum: compartilhar conhecimentos e experiências que estimulam a cidadania e a conscientização de preservação do meio ambiente. O encontro reuniu cases de sucesso da Águas do Mirante, Semae, AcerlorMIttal, Raízen, Hyundai e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Esalq.

Secretário Meio Ambiente

Secretário de Defesa ao Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten.

 

Para o secretário de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, José Otávio Machado Menten, que representou o prefeito Barjas Negri, o caminho da preservação ambiental é trilhado com responsabilidades compartilhadas. “Cada um precisa fazer a sua parte: usar a água de forma racional, participar da coleta seletiva e não jogar lixo nas ruas, por exemplo, pois o sucesso é resultado de todas as ações juntas”, afirmou o secretário, enfatizando que esse esforço e trabalho coletivos colocaram o município entre as quatro cidades do Brasil com melhor índice de saneamento, conforme Ranking do Saneamento da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O presidente do Semae, José Rubens Françoso, elogiou a iniciativa da Águas do Mirante em criar oportunidade para que as empresas mostrem as atividades que são realizadas em favor do meio ambiente e que muitas vezes são desconhecidas pela maioria da população, como os projetos de educação ambiental, que têm trabalho focado nas futuras gerações.

Apresentação dos alunos do projeto Educando Pelo Esporte.

 

Os exemplos de projetos de conscientização de preservação ambiental com crianças e adolescentes, de reaproveitamento de água e plantio de mudas de árvores apresentados pelas seis instituições prenderam a atenção do público, formado por mais de 200 pessoas. Mas o que realmente emocionou, foi a apresentação dos alunos do projeto “Aprendendo com música”, da Associação Atlética Educando pelo Esporte, que é incentivado pelo Instituto Aegea. Equipados com flauta doce e instrumentos de sopro, sob a coordenação do Professor Daniel Moura, os educandos deram um show ao apresentar músicas regionais, como “o Rio de Piracicaba”.

Na opinião do engenheiro Flávio Forti Stenico, assessor do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o encontro de meio ambiente foi muito positivo por ter tido expressiva participação popular. “Estou surpreso com a quantidade de pessoas que se dispuseram a vir aqui e ficaram até o fim. É muito bom ver a participação das crianças e a de seus pais. Dois objetivos foram atingidos: o fomento de boas práticas e a sensibilização da sociedade”, elogiou Stenico.

Maria Aparecida Draheim, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Mirante.

 

Segundo Maria Aparecida Draheim, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Mirante, o objetivo de integrar empresas privadas, instituição de ensino, autarquia, poder público, lideranças comunitárias, crianças, representantes de Organizações não Governamentais foi alcançado. “Acreditamos que preservar é uma questão de atitude, mas não de forma isolada e sim coletiva. Tão importante quanto o comprometimento das instituições em elaborar e estimular ações em prol do meio ambiente é o engajamento da sociedade com prática de atitudes responsáveis e cidadãs”.

 

Share Button