A concessionária Mirante, responsável pelo esgotamento sanitário de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae, precisa de uma grande estrutura para dar conta de todo trabalho que presta na cidade. São três grandes ETEs (Estação de Tratamento de Esgoto) – Piracicamirim, Bela Vista e Ponte do Caixão – e mais 21 estações de menor porte. Além disso, 63 estações elevatórias estão espalhadas pela cidade, o que garante que todo esgoto coletado seja tratado nas ETEs.

A concessionária investe em tecnologia e melhorias contínuas para reforçar a segurança em todas as unidades. “Temos monitoramento com vigilância 24 horas, além de sistema de alarme, que aciona nossa equipe de vigilância”, afirma o supervisor de Operações, Andrey de Souza. “Dessa forma, controlamos o acesso de pessoas a esses locais por meio do nosso CCO (Centro de Controle Operacional), que controla possíveis falhas ou mesmo se há alguém no local”, explica Andrey.

A EEE Artemis II também é uma das unidades monitoradas 24 horas, inclusive recentemente, passou por melhorias estruturais, um projeto que vai beneficiar diretamente os bairros Lagoa Azul e o Condomínio Colinas de Piracicaba. A unidade recebe todo o esgoto coletado na região e adjacências, realiza o tratamento preliminar e o direciona à ETE Artêmis. A reforma foi implementada pelas equipes de Operações. Além de toda etapa de reforma civil, a obra contemplou também a pintura de toda a estrutura, para conferir maior resistência a corrosão. A operação foi realizada de 01 a 08 de setembro.

A reforma estrutural foi realizada pela equipe técnica, como uma forma de eliminar os danos causados devido a ação do tempo, bem como as corrosões das superfícies, provenientes dos gases que compõe o esgoto, como o sulfeto de hidrogênio, que promovem esse tipo de reação em contato com o ambiente externo.

“O principal desafio vencido pelos profissionais foi o cumprimento das etapas da obra sem interromper a operação da unidade, ou seja, todos os procedimentos foram executados com a elevatória em pleno funcionamento. Além disso, durante todo o período das intervenções não foram identificadas qualquer tipo de anormalidade nos processos”, destaca o supervisor de Operações, Andrey de Souza.

 As melhorias na EEE Ártemis II integram o plano de modernização do sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, realizado pela concessionária Mirante e viabilizado por meio de PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae.

“Saneamento que avança e contribui com o desenvolvimento urbano e social de Piracicaba”, observa Andrey. De acordo com a coordenadora de Operações e Serviços, Laís Fonseca Gomes, os investimentos realizados ao longo dos anos têm como objetivo acompanhar a demanda e o crescimento vegetativo da população para os próximos anos.

“A empresa tem adotado uma política de investimentos, que tem como premissa direcionar os recursos para projetos que assegurem a evolução dos sistemas e dos serviços oferecidos e, desta forma, garantir que os benefícios promovidos por esses aportes, sejam desfrutados por esta e pelas próximas gerações”, explica Laís.

 

 

Share Button