Dois projetos foram vencedores da terceira edição do edital “Instituto Equipav Quer Incentivar: o Esporte Educacional” e recebem patrocínio do IE em 2016. As iniciativas contempladas foram Esporte Comunitário Surf, do Instituto Unimed Santa Catarina, que será realizado na cidade de Penha (SC), e Tênis nas Escolas, do Instituto Patrícia Medrado, realizado no município de Artur Nogueira (SP).
Mais de vinte projetos se inscreveram em busca de incentivo. A seleção foi realizada em parceria com o portal Quero Incentivar e ofereceu a oportunidade para que os produtores esportivos pudessem inscrever ações que necessitam de apoio.

O projeto Esporte Comunitário Surf atenderá crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, estudantes da rede pública, desenvolvendo a prática esportiva e promovendo educação, saúde e cidadania. Em 2016, o Instituto Equipav contemplará 100% do valor necessário para continuidade e ampliação das atividades.

O Tênis nas Escolas tem o objetivo de capacitar professores da disciplina de Educação Física para a inserção do esporte nas escolas. O projeto apresenta uma série de benefícios ao dia a dia dos estudantes, dentro e fora das escolas. Entre eles, está a melhoria do desempenho escolar por meio da prática do tênis, estimulando a disciplina, a responsabilidade e o trabalho em grupo; o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças e o aumento da socialização e da cidadania entre os alunos. O próprio município de Artur Nogueira também ganha com o projeto com a elevação do potencial esportivo do município. Além de todos os aspectos positivos, a iniciativa ajuda a popularizar e desmistificar a modalidade, ainda vista como um esporte de elite por uma considerável parcela da população. O investimento que será direcionado pelo IE contempla aproximadamente 38% do total do projeto – recursos que já permitem a abertura do polo em Artur Nogueira.

Projeto Passe da Escola

Passe da Escola – projeto apoiado em 2014

“O Instituto Equipav acredita na potência transformadora do esporte no desenvolvimento das pessoas e esse é o principal motivo de termos realizado, mais uma vez, uma seleção de projetos esportivos e também com esse apelo educacional”, justifica Patricia Menezes, gestora de investimentos sociais do IE.

Ainda na área esportiva, o projeto Dois Toques, de Piracicaba (SP), será beneficiado por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Realizado pela Associação Atlética Educando pelo Esporte, com o apoio da concessionária Águas do Mirante, por meio do Instituto Equipav, o núcleo oferece oficinas de futebol de campo, inclusão digital e outras ações pedagógicas. Além da prática esportiva, o Dois Toques colabora com o desenvolvimento pessoal e social e com a qualidade de vida dos alunos.

No total, os investimentos sociais do IE em 2016 estão 64% maiores em relação a 2015. São 17 iniciativas apoiadas em 23 municípios brasileiros nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

Polos de Handebol - Associação Cultural e Esportiva Univali

Polos de Handebol – projeto apoiado em 2015

O Instituto Equipav
O Instituto Equipav é o órgão responsável por destinar e monitorar os investimentos sociais do Grupo Equipav e do Grupo Aegea em projetos e ações socioambientais realizados em diversas cidades brasileiras por meio de leis de incentivos fiscais. A instituição não tem fins lucrativos e há três anos realiza e apoia dezenas de ações nas áreas social, ambiental, educacional e cultural nas comunidades abrangidas pelas companhias, totalizando mais de R$ 7.029.000,00 em investimentos. Apenas em 2015, as iniciativas desenvolvidas ou apoiadas pelo IE contemplaram diretamente mais de 41.900 pessoas. Para conhecer todos os projetos apoiados em 2016, acesse o site do IE (www.institutoequipav.org.br). Também acompanhe as ações na página oficial da organização no Facebook (www.facebook.com/institutoequipav).

Share Button