Além de prestar o importante serviço de abastecimento de água e à população, a concessionária também tem uma forte atuação social nas comunidades piracicabanas, especialmente as mais vulneráveis, por meio da área de Responsabilidade Social (RS). E para que possa atender nas mais diversas frentes, conta com vários programas e projetos que vão desde educação ambiental até o resgate da autoestima de crianças e adolescentes.

O Programa Afluentes, por exemplo, é um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa. Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante, Maria Aparecida Draheim, por meio do relacionamento com as lideranças comunitárias, a empresa se aproxima da população, conhece as necessidades, ouve as sugestões. “Nas reuniões de Afluentes, esclarecemos dúvidas, ouvimos a população, criamos um relacionamento bastante próximo. Nosso objetivo é estar inserido juntos às comunidades para melhorar os locais onde atuamos como empresa”, explica Maria Aparecida.

Em 2021, a Mirante realizou 85 reuniões de Afluentes em 27 bairros, além de ONGs, secretarias municipais, instituições de ensino, unidades de saúde, entre outros. “Com o Afluentes, nós estamos presentes em vários segmentos da sociedade, sempre no sentido facilitar o diálogo e, consequentemente, aproximar a população da empresa, já que prestamos um serviço tão nobre e que muda a vida das pessoas, como é o esgotamento sanitário”, diz o analista de Responsabilidade Social, Jonatan Neves.

Também no ano passado, a RS desenvolveu dois projetos em escolas públicas de Piracicaba: o Caminho das Águas e o Pioneiros. No Caminho das Águas, inclusive, o vencedor nacional foi um projeto desenvolvido por alunos da Escola Municipal José Antonio de Oliveira, com o vídeo ‘É a gota d’água’. “Ficamos muito surpresos e gratos por alunos de uma escola local terem ganho”, observa a analista de RS, Cynthia da Rocha.

Já o Pioneiros, um projeto que conta com a participação de 20 a 30 alunos do ensino médio (15 a 18 anos) selecionados em escolas da rede pública de ensino para participar de um programa de imersão na concessionária local, foi desenvolvido na Escola Estadual José Martins de Toledo, localizada em Artemis. Após as palestras os jovens elaboram um projeto final relacionado ao saneamento no seu bairro para concorrer à seleção local e premiação nacional.

Em 2021, também foram realizados plantios de mudas de árvores e campanhas de doação de sangue, de arrecadação de roupas e de produtos de higiene destinados às instituições da cidade. “O fruto de todo o nosso empenho é mudar, mesmo que timidamente em alguns casos, a realidade de muitas pessoas. E não há sentimento maior que o de gratidão a todos que estiveram conosco em 2021”, resume Maria Aparecida.

Share Button