A reutilização do lodo proveniente do tratamento de esgoto é um desafio para o saneamento. A busca por soluções economicamente viáveis e ambientalmente benéficas para o tratamento e disposição final de lodo é tema de pesquisa em vários países, principalmente no Brasil.

Para abordar esse assunto com mais profundidade, a Mirante – Parceria Público Privada firmada com a Prefeitura de Piracicaba/Semae responsável pela operação do esgotamento sanitário no município – está criando uma agenda mensal com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

No primeiro encontro, foi apresentado pela concessionaria ao secretário Jose Otávio Menten, o projeto e fotos do andamento das obras do novo sistema de secagem de lodo que está em processo de construção na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista. A apresentação foi realizada pelo diretor executivo, Fábio Arruda e o gerente de Engenharia e Operações da Mirante, Valdir Alcarde Junior.

Na oportunidade, fundamentaram sobre o reuso de lodo de ETE’s como adubo em praças públicas, campos de futebol e áreas de replantio de mudas de arvores da Prefeitura Municipal de Piracicaba, bem como os próximos passos para se analisar a viabilidade técnica de utilização do lodo como adubo junto aos demais órgãos ambientais competentes.

Share Button