Concessionária disputou com empresas privadas de saneamento de todo o Brasil

Inclusão social, qualidade de vida, o poder transformador do saneamento e sua capacidade de ressignificar a realidade ganham evidência nos debates atuais. Em Piracicaba, essa condição tem servido como referência positiva frente ao panorama nacional. Os recentes investimentos e o conjunto de ações implementadas no projeto de urbanização da Comunidade Pantanal conferiram à concessionária Mirante – Parceria Público Privada estabelecida com a Prefeitura/Semae para operação do esgotamento sanitário – o 1º lugar na categoria Institucional do Prêmio Sustentabilidade. O concurso, promovido pela Abcon/Sindcon, reuniu mais de 60 projetos de empresas de todo o Brasil. O projeto “Pantanal Saneada #dignidade #direito universal #saúde” foi reconhecido como vencedor em recente cerimônia realizada no Gran Mercure São Paulo Ibirapuera, na capital paulista.

O projeto traduz o trabalho em equipe de diversas áreas da empresa: engenharia, responsabilidade social e comunicação e discorre sobre os benefícios do conjunto de ações realizadas na Comunidade Pantanal que vão além das obras de implantação do sistema de distribuição de água e de coleta de esgoto, incluindo ações de educação ambiental e cidadania junto aos moradores.

Tendo como pilar o cumprimento dos princípios do item 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que dispõe “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”, as ações trabalharam com o propósito de ressignificar a realidade da Comunidade Pantanal, levando mais dignidade e qualidade de vida aos moradores, com a diminuição dos fatores de risco e das doenças de veiculação hídrica, bem como, preservação do meio ambiente por meio da regularidade no abastecimento e na coleta e tratamento do esgoto desta área.

O cronograma de ações teve como premissa constituir uma cultura de cuidado e responsabilidade compartilhada acerca do uso racional da água, o bom aproveitamento dos recursos hídricos e a correta utilização da rede coletora de esgoto. Para isso, foram realizadas reuniões com a comunidade antes do início das obras para explicar o projeto e dar ciência a todos sobre as intervenções que aconteceriam na área. Além disso, os encontros abordaram também os benefícios da implantação de rede coletora de esgoto para a saúde e o meio ambiente.

A comunidade também pôde conhecer in loco os processos de tratamento de esgoto e participar de atividade no Viveiro Educador, mantido pela Mirante na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista. Nessa atividade, eles fizeram o preparo de mudas e de sementes, que assim que atingiram a maturação adequada, foram plantadas na comunidade, minimizando os impactos ambientais provenientes da ocupação.

O projeto englobou ainda a parceria com a Escola Estadual Professor Manassés Ephraim Pereira, que resultou em palestras, concursos de desenho e redação e apresentação teatral sobre a importância do saneamento para a saúde. Entre as ações realizadas com a instituição de ensino, destaca-se também o Arrastão Ecológico, no qual os alunos percorreram parte do córrego localizado na comunidade e retiraram lixos que foram descartados irregularmente no local.

A conexão dos colaboradores da Mirante com a Pantanal teve impacto positivo também na Campanha do Agasalho 2018 realizada pela empresa. As equipes da concessionária se empenharam e arrecadaram mais de 1.300 peças, que foram doadas para a comunidade.

No âmbito da Engenharia, o projeto retrata os benefícios promovidos com a implantação de 1.632 metros de rede coletora, 41 poços de visita e 332 ligações e ramais de esgoto, que minimizaram os impactos ambientais e asseguraram a preservação do ecossistema da região. Logo após a conclusão da obra, em média, 14.340.000,00 litros de esgoto “in natura” deixaram de ser lançados mensalmente no córrego da região, volume equivalente a 5.736 piscinas olímpicas, que agora são direcionados à Estação de Tratamento de Esgoto Ponte do Caixão.

Segundo o presidente da Mirante, Ricardo Miranda, o título recebido demonstra o comprometimento da concessionária em estabelecer políticas de investimento em ações sociais e oferecer à população um serviço diferenciado que promova benefícios além do saneamento. “O prêmio é um reconhecimento às boas práticas que foram e que são realizadas pela empresa, pois representam a soma do esforço conjunto de várias áreas em busca de um único objetivo: assegurar mais dignidade e qualidade de vida a população de uma forma geral”, ressalta o presidente.

Sobre o Prêmio Sustentabilidade
Promovido pelo Sindcon (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), com apoio da Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) e tem como objetivo reconhecer os melhores projetos e iniciativas promovidas pelas concessionárias privadas de saneamento que buscam promover práticas de sustentabilidade. Nesta 3ª edição do Prêmio Sustentabilidade foram recebidas 63 inscrições de projetos que concorreram nas categorias: Institucional, Gestão e Técnica, com o envolvimento de mais de 150 profissionais.

Share Button