A concessionária Mirante atingiu, nesta semana, a marca de 424 dias sem acidentes de trabalho com afastamento. Isso significa que os colaboradores estão engajados com um dos principais valores da concessionária: a segurança. “É fantástico ver que nosso TIME está aderente ao que estabelecemos na área de saúde e segurança e segurança do trabalhador. Por isso, esse é um marco tão importante”, afirmou o diretor-executivo da Mirante, Ozanan Pessoa. “São eles que merecem o nosso reconhecimento”, emendou.

Esta importante marca foi celebrada durante um café da manhã na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Ponte do Caixão. Na oportunidade, Ozanan agradeceu a todos os colaboradores que atuam no dia a dia, muitas vezes em ambientes inóspitos, com segurança e comprometimento, uma vez que prestam um trabalho essencial à sociedade e ao meio ambiente. “Ao final de cada dia, nós vibramos por saber que mais uma vez nosso colaborador termina a jornada e vai para sua casa e para sua família, saudável, em segurança. Não tem o que pague essa sensação”, disse.

Segundo o diretor-executivo, a concessionária desenvolve diversas ações nesse sentido, como os DDS (Diálogo Diário de Segurança) e análise preliminar de riscos – momentos em que são reforçados a importância da utilização correta de equipamentos de segurança (EPIs) e a aplicação de procedimentos e melhores práticas de trabalho. Ozanan afirma que “Essas rotinas de procedimentos já estão totalmente incorporadas na rotina das nossas unidades”.

Seguindo as diretrizes da holding Aegea Saneamento, da qual a Mirante faz parte, a concessionária também atua de acordo com o Programa Interage, criado para estabelecer, em todas as operações, a padronização de procedimentos a fim de defender políticas ambientais e segurança ocupacional, além de garantir locais de trabalho mais saudáveis e seguros.

De acordo com Ozanan, são 59 procedimentos documentados, entre Instruções Normativas, Diretrizes Organizacionais e Procedimentos Operacionais, que englobam atividades de meio ambiente, medicina/saúde, segurança, gestão de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (EHS, na sigla em inglês) e social. “Além de aprimorar o desempenho em cada uma das áreas envolvidas, o Interage garante as melhores práticas para o cumprimento da legislação de EHS. Também temos uma forte atuação de nossa Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Tudo isso nós fazemos pensando na segurança do nosso time”, disse o diretor-executivo.

 

Share Button