Na última semana, a equipe técnica de Responsabilidade Social da concessionária Mirante, participou de uma capacitação exclusiva, ministrada pelos especialistas da Bioflora, maior viveiro de produção de mudas nativas do Estado de São Paulo. O curso teve como objetivo apresentar os procedimentos para o cultivo, manejo e plantio de sementes e mudas, bem como aperfeiçoar as técnicas dos profissionais que serão responsáveis pela manutenção do Viveiro, localizado na Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista.

Durante a capacitação, a equipe técnica recebeu orientações sobre técnicas de semeadura, cultivo de árvores nativas, horta orgânica e plantas aromáticas. Conheceram também, diversas espécies de sementes de árvores e particularidades de cada uma para a quebra de dormência, como plantá-las e transplantá-las, para locais adequados ao seu crescimento. Ao final da parte teórica, os participantes realizaram um plantio para aplicar a metodologia aprendida.

Segundo Cynthia da Rocha, representante da equipe técnica de Responsabilidade Social, as orientações recebidas visam aprimorar o know how dos profissionais e auxiliar no planejamento e execução de novas atividades. “No final do ano passado, recebemos uma doação expressiva de sementes por meio da parceria firmada com o Consórcio PCJ. Por se tratarem de espécies que necessitam de cuidados especiais, identificamos que era necessário ampliar o conhecimento técnico de toda a equipe responsável pela manutenção do viveiro, e, desta forma, aprimorar as habilidades para assegurar o manejo correto destas e de outros tipos que cultivamos, e, das que temos interesse em trazer futuramente para o espaço. A capacitação realizada vai permitir desenvolvermos projetos cada vez mais especializados que estarão relacionados diretamente à sustentabilidade e educação ambiental”, explica Cynthia.

Sobre o Viveiro
Desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da Mirante, o projeto está em atividade desde 2015. A estrutura tem como finalidade a minimização dos impactos ambientais, através das atividades ministradas pela equipe técnica da área.

O espaço localizado na Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista, conta com estrutura desenvolvida especialmente para atividades relacionadas à educação ambiental, com divisões específicas para a realização de semeadura e produção das mudas.

Além disso, a atividade tem o objetivo de promover o diálogo e a participação popular e das instituições de ensino para a formação de sociedades sustentáveis, despertando o senso de responsabilidade ambiental coletiva.

Para saber mais e participar das ações desenvolvidas pela área de Responsabilidade Social, basta entrar em contato pelos telefones: (19) 9 9997-9130 (Cynthia da Rocha) | (19) 9 8327-8998 (Maria Aparecida Draheim).

As atividades estão sendo promovidas seguindo todos os procedimentos de biossegurança para a Covid-19.

Share Button