painel-saneamento-universalizacao

Encontro foi promovido pela Águas do Mirante, Consórcio PCJ e Semae

A importância do saneamento básico para a população e como torná-lo universal e acessível a todos foi o tema principal debatido no evento “Saneamento – A Soma de Todos é o Caminho para a Universalização” que aconteceu em nove de outubro, no Espaço Beira Rio, na cidade de Piracicaba (SP). O encontro foi promovido pela empresa Águas do Mirante, responsável pela operação do sistema de esgotamento sanitário no município há pouco mais de um ano, o Consórcio PCJ, agência de fomento, gestão e sensibilização no trato da água e o Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba e contou com a presença de executivos das empresas consorciadas, prefeitos, vereadores e empresários do ramo de saneamento.

Três palestras integraram a programação: o professor da FGV-EAESP e ex-presidente da SABESP, Dr. Gesner Oliveira, abordou o panorama do saneamento básico no Brasil e questões desafiadoras como o atendimento de água potável, coleta e tratamento do esgoto, investimentos na área e os modelos de contratações. Logo após, o presidente do SEMAE de Piracicaba, Vlamir Schiavuzzo, falou sobre a atuação do órgão no município e a PPP – Parceria Público-Privada firmada com a Águas do Mirante. O encerramento do ciclo de palestras ficou por conta do advogado e jornalista Washington Novaes, que discorreu sobre a importância e valor que o Jornalismo tem nas questões socioambientais e como a profissão aborda isso atualmente.

Em comemoração ao 1º ano da PPP em Piracicaba, os convidados prestigiaram, ainda, a apresentação de jovens da Banda Sinfônica da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), patrocinada pela Águas do Mirante, e sob a regência do maestro Paulo Santos, com repertório clássico e erudito. Seguido da apresentação, o evento foi encerrado com coquetel comemorativo ao som de duo composto por sax e flauta tocados por Augusto Vechini e violão e voz de Marcelo Vidal. O evento também marcou o início das atividades em parceria da Águas do Mirante com o Consórcio PCJ e como recém membro do conselho de consorciados da entidade. A empresa se tornou uma das 29 empresas associadas ao Consórcio desde o mês de julho deste ano.

convite-saneamento-universalizacao

Confira abaixo a programação completa:

13h – Credenciamento

13h30 – Abertura do Evento

14h – Palestrante: Gesner Oliveira

Tema: Panorama do saneamento básico no Brasil e modelos de contratações

14h30 Palestrante: Vlamir Schiavuzzo

Tema: Atuação do Semae e a PPP – Parceiro Público-Privada em Piracicaba

15h – Intervalo

15h30 – Palestrante: Washington Novaes

Tema: A importância do Jornalismo em questões socioambientais

17h – Apresentação Banda Sinfônica Empem/Águas do Mirante

17h30 – Coquetel Comemorativo

SOBRE OS PALESTRANTES


GESNER OLIVEIRA

Doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley). Participou do Governo no período 1993-2000. Foi secretário-adjunto de Política Econômica (1993/94), secretário interno de Acompanhamento Econômico (1995), exerceu dois mandatos como Presidente do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica (1996-2000) e foi presidente da Sabesp (2007-2010). Atualmente é professor da FGV-EAESP e sócio da GO Associados S/S Ltda. Tem 04 livros publicados: Direito e Economia da Concorrência, em co-autoria com João Grandino Rodas; Concorrência: Panorama no Brasil e no Mundo; Brasil Real: Desafio da Pós-Estabilização na Virada do Milênio e Brasil – FMI: Frustrações e Perspectivas.

VLAMIR SCHIAVUZZO

Formou-se em Engenharia Civil pela Fundação Municipal de Ensino (Fumep) e foi primeiro prefeito de Saltinho nos anos de 1993 a 1996. Em Piracicaba atuou como secretário de Planejamento da Prefeitura de Piracicaba; assumiu durante seis meses a Secretaria de Obras (Semob) e, em seguida, foi nomeado secretário do Meio Ambiente (Sedema). É presidente do Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba desde 2005.

WASHINGTON NOVAES

Com uma trajetória de mais de 50 anos no jornalismo, Washington Novaes é referência e destaque em temas como meio ambiente e povos indígenas. Atualmente, é colunista dos jornais “O Estado de São Paulo” e “O Popular” (de Goiânia, onde vive hoje), supervisor de Biodiversidade e comentarista do programa Repórter Eco na TV Cultura de São Paulo. É também autor de títulos como “Xingu, uma flecha no coração” e “A quem pertence a informação”. Pelo Brasil, profere palestras em empresas, ONGs, escolas, universidades, governos e fundações sobre comunicação, meio ambiente, a vida e seus valores. Foi premiado nacional e internacionalmente nas categorias jornalismo em festivais mundiais de televisão em Nova York, Havana, Seul e Portugal, Prêmio Esso Especial de Meio Ambiente, Unesco de Meio Ambiente 2004 e o Prêmio Prof. Azevedo Netto 2004, conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Share Button