A ação faz parte do Programa Saúde Nota 10, da Águas do Mirante, direcionado aos alunos da rede de ensino do município de Piracicaba. Além da palestra, o Programa prevê a realização de concurso de desenho e redação e a apresentação da peça teatral Aventuras no Mundo Encanado, criada exclusivamente para o projeto.

Apenas nesta semana 854 alunos de duas instituições receberão o Programa. As atividades serão iniciadas com a palestra “Esgoto não é lixo” e o lançamento do concurso de desenho e redação. Posteriormente, haverá apresentação da peça teatral.

Amanhã, 6, a ação acontecerá na escola municipal João Batista Nogueira, localizada no bairro Santa Terezinha, para 648 alunos, a partir das 8h30 e das 14h.

Já na escola estadual, Samuel de Castro Neves, localizada no bairro Santana, 206 alunos receberão o Programa a partir das 13h30 dessa quarta-feira, 7.

Sobre a palestra “Esgoto não é lixo”

O trabalho de conscientização dos alunos ocorre por meio da palestra “Esgoto não é lixo” composta por informações sobre a PPP (Parceria Público-Privada), firmada com a Prefeitura de Piracicaba e o Semae e sobre o cuidado que todos devem ter com a rede coletora de esgoto. Números sobre o saneamento básico no Brasil, também são apresentados neste trabalho que é finalizado com a entrega gratuita da cartilha educativa Aventuras da Dona Mirandinha no Mundo Encanado e do Jogo do Saneamento.

Sobre o concurso

No dia da palestra, acontece o lançamento do concurso de desenho e de redação. Cada aluno recebe material para o desenvolvimento das atividades. Os trabalhos inscritos são julgados pelo Comitê de Comunicação Interna da Águas do Mirante, composto por representantes de diferentes áreas dentro da empresa.

Os melhores trabalhos, dentro dos critérios do regulamento, são premiados dentro de cada categoria.

Sobre a peça teatral – Aventuras no Mundo Encanado

A peça teatral que recebe o patrocínio do Instituto Equipav conta a história da Dona Mirandinha, uma garça muito querida, está se aprontando para um lindo casamento quando se depara com uma situação nada agradável. Como toda boa garça, ela para um minuto para pescar um peixinho e, ao entrar no rio, logo percebe que todas as suas penas estão sujas de óleo! O que antes era branquinho como a neve, agora estava sujo e gosmento!

Por sorte, seu amigo Lambarildo estava lá para ajudar e, junto com os outros habitantes do rio Piracicaba, eles começam a perceber o quanto é importante manter a água limpa e preservar o meio em que vivem. Afinal, os peixes precisam do rio para morar e os seres humanos precisam da água para beber, tomar banho, viver! E eles não desistem.

É a partir daí que se desenvolve essa deliciosa história, contada por um caipira pescador. Com muita sabedoria e bom humor, Dona Mirandinha e seus amigos ensinam à dupla Sem Noção e Zé Forgado que rio não é lixeira e que se todos ajudarem, o mundo vai ficar cada dia melhor!

Sobre o Instituto Equipav

O Instituto Equipav, com sede em Campinas, deu início às suas atividades em 2013 com objetivo de apoiar e promover iniciativas e projetos voltados à melhoria do ambiente e qualidade de vida das comunidades abrangidas pela atuação das empresas do Grupo Equipav, do qual faz parte a Águas do Mirante, responsável pelos serviços de coleta e tratamento de Piracicaba, por meio da PPP – Parceira Público-Privada formada com o Semae e Prefeitura Municipal. Os projetos voltados para as áreas social, ambiental e cultural também são realizados em Campo Grande (MS), Sorriso (MT) e na Região dos Lagos no Rio de Janeiro.

Share Button